Publicidade
Notícias | Mundo Susto

Vídeo mostra momento em que avião é atingido por raio durante voo

Piloto argentino gravou exato momento em que descarga elétrica atinge o radome ("bico") da aeronave

Publicado em: 21.03.2021 às 19:43

Raio atinge avião durante voo Foto: Twitter/@GaboAir
Um piloto argentino divulgou nas redes sociais um vídeo onde mostra a aeronave comercial sendo atingida por um raio. No vídeo, postado neste sábado (20), é possível ver o exato momento da descarga elétrica atingindo o radome (“bico”) do avião. 

No Twitter, o piloto esclarece que quando um raio atinge o avião, "é verificado o correto funcionamento do radar, dos equipamentos de rádio e dos instrumentos de navegação e, ao final do voo, é anotado na caderneta técnica a ocorrência". 

 

Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), aviões comerciais são atingidos por raio uma vez por ano, em média. Em geral, isso acontece durante procedimento de aterrissagem ou decolagem, em alturas inferiores a 5 km.

Como consequência, a fuselagem do avião sofre avarias superficiais. A forma e o tamanho do avião também podem atrair as descargas.

Uma pessoa dentro de um avião, segundo o ELAT, também está protegida, pois o relâmpago tende a fluir ao longo das partes metálicas externas, não penetrando no avião e seguindo seu caminho na atmosfera. Em geral, os raios percorrem o avião, seguindo um caminho entre o nariz e a cauda, ou de uma asa para a outra - regiões onde o campo elétrico na atmosfera é mais intensificado pela presença do avião.

Ainda segundo o ELAT, acidentes com aviões ocasionados por raios são raros, mas existem. O pior deles ocorreu em 1963, nos Estados Unidos, quando o tanque de combustível de um Boeing 707 foi atingido, causando a explosão do tanque, a queda do avião e a morte de 81 pessoas.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.