Publicidade
Notícias | Mundo RETROSPECTIVA

#TB dos cinco assuntos que marcaram o ano de 2021

Vacina contra o coronavírus, neve, Jogos Olímpicos de Tóquio e a perda da cantora Marília Mendonça são alguns dos destaques

Publicado em: 29.12.2021 às 16:03 Última atualização: 30.12.2021 às 11:33

O ano de 2021, o segundo de pandemia, foi marcado por momentos de tristeza e de esperança. A chegada das vacinas, em janeiro, trouxe alento à população que se mantém na luta contra o novo coronavírus.

Entre os assuntos que ficarão na história, está o tempo. A neve que caiu neste inverno surpreendeu moradores e turistas da Serra e outras cidades do Estado. A paisagem ficou branca e teve até quem aproveitou para montar bonecos de neve.

O esporte também esteve destaque, com a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A competição, que teve atletas da região entre os medalhistas, aconteceu com um ano de atraso.

O País ainda se comoveu com a partida da cantora sertaneja Marília Mendonça, vítima de acidente aéreo aos 26 anos.

Começo da vacinação no Brasil

Em meio à crise na saúde, superlotação de hospitais, tragédias como a falta de oxigênio em Manaus, em janeiro de 2021, a vacina contra a Covid-19 chega para os brasileiros.

Na retaguarda de outros países, o Brasil recebeu a confirmação da eficácia da CoronaVac, produzida em parceria com o Instituto Butantan, no dia 7. No mesmo dia, o Ministério da Saúde anunciou assinatura de contrato com o instituto.

No dia seguinte (8), o presidente Jair Bolsonaro enviou uma carta ao primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, na qual solicitava urgência no envio para o Brasil das doses da AstraZeneca produzidas na Índia.

No dia 17 de janeiro, um domingo, a agência se reuniu extraordinariamente para decidir os pedidos de autorização para uso emergencial. Por unanimidade, os cinco diretores da Anvisa aprovaram o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford (AstraZeneca).

Na manhã do dia seguinte (18), começou a distribuição dos imunizantes para todos os estados. Alguns deles, como Goiás, Piauí, Santa Catarina e São Paulo, iniciaram a vacinação no próprio domingo. Porém, a maioria começou na segunda, dia 20, pelos grupos prioritários.

Até 28 de dezembro, o Brasil atingiu a marca de 320 milhões de vacinas aplicadas. Conforme o Ministério da Saúde, 143 milhões de brasileiros estão com ciclo vacinal completo, 161 milhões estão imunizados com a primeira dose da vacina e 16 milhões receberam pelo menos uma dose de reforço.

No Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, a imunização teve início na noite do dia 18, quando cinco pessoas de grupos prioritários receberam a primeira dose da vacina no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Rosa Alice Tergolina, de 63 anos, foi a primeira idosa a receber a vacina em Novo Hamburgo
Rosa Alice Tergolina, de 63 anos, foi a primeira idosa a receber a vacina em Novo Hamburgo Foto: Lu Freitas/PMNH
Na sequência, as remessas foram enviadas ao interior do RS e Novo Hamburgo aplicou a primeira vacina no dia 21. A imunizada foi a idosa Rosa Alice Tergolina, de 63 anos, em uma instituição de longa permanência da cidade. 

Para acelerar o ritmo da vacinação, as cidades mobilizaram postos e realizaram drive-thrus durante o dia e à noite. Houve, ainda o acréscimo de terceira e quarta doses contra a doença, além do anúncio da necessidade de segunda dose do imunizante Janssen, que, inicialmente, seria de aplicação única.

Para que crianças, de 5 a 11 anos, sejam imunizados no País, é realizada uma consulta pública, que segue aberta à população até o dia 2 de janeiro. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina da Pfizer para esta faixa etária no dia 16 de dezembro

Contrariando o governo federal, o RS e outros estados anunciaram que não exigirão prescrição médica para aplicar o medicamento em crianças.

Quase 9 anos depois, o julgamento do caso Kiss

Quase nove anos após o incêndio na boate Kiss, que matou 242 pessoas, o Tribunal do Júri condenou, no dia 10 de dezembro, os quatro réus acusados pela tragédia em Santa Maria em janeiro de 2013. Considerado o maior julgamento da história do RS, os dez dias de sessão foram transmitidos ao vivo pelo YouTube.

As sentenças: 

Elissandro Callegaro Spohr, sócio da boate: 22 anos e seis meses de prisão por homicídio simples com dolo eventual
Mauro Londero Hoffmann, sócio da boate: 19 anos e seis meses de prisão por homicídio simples com dolo eventual
Marcelo de Jesus dos Santos, vocalista da banda Gurizada Fandangueira: 18 anos de prisão por homicídio simples com dolo eventual
Luciano Augusto Bonilha Leão, auxiliar da banda Gurizada Fandangueira: 18 anos de prisão por homicídio simples com dolo eventual

Por conta de um habeas corpus preventivo, os condenados saíram soltos do Foro Central de Porto Alegre. Em imbróglio judicial, as defesas tentam uma série de recursos para manter os quatro sentenciados fora da prisão.

A apelação mais recente foi feita à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH)

Entre os dias 14 e 15 de dezembro, eles foram levados à prisão para cumprir as penas.

Apesar dos recursos, eles seguem presos. 

Neve surpreendeu em julho

A paisagem ficou branca em Canela, uma das cidades da região que tiveram bastante precipitação
A paisagem ficou branca em Canela, uma das cidades da região que tiveram bastante precipitação Foto: Lucas Galle Antonelli / Especial

O mês de julho de 2021 ficará marcado na história de algumas cidades da região. Uma forte onda de frio trouxe neve a várias cidades gaúchas, entre elas, São Francisco de Paula, Gramado e Canela, na Serra. O fenômeno, que chegou a formar camadas brancas de neve, aconteceu entre a noite do dia 27 e o amanhecer de 28.

No momento da precipitação, turistas e moradores chegaram a esculpir bonecos de neve nos locais de maior acúmulo. 

Despedida da rainha da sofrência

A queda da aeronave de pequeno porte que levava a cantora em ascenção Marília Mendonça, de 26 anos, a um show em Caratinga, Minas Gerais, deixou o País em luto no dia 5 de novembro. Além da rainha da sofrência, morreram no acidente o piloto, o copiloto, o produtor Henrique Ribeiro e o tio e assessor de Marília, Abicieli Silveira Dias Filho. As causas do acidente aéreo ainda são investigadas.

Goiás e Cristianópolis, cidade natal de Marília, decretaram luto oficial. A despedida da cantora sertaneja comoveu artistas, familiares e uma legião de fãs.

Uma multidão foi ao ginásio Goiânia Arena, na capital de Goiás, para o último adeus no dia seguinte ao acidente. Depois, o corpo da artista seguiu em cortejo para o sepultamento, cerimônia aberta apenas aos familiares.

Marília deixou prontas 324 músicas e gravações com parceiros.

Recorde em Tóquio

Olimpíadas de Tóquio
Olimpíadas de Tóquio Foto: fotos Divulgação

Mesmo com a pandemia, os Jogos Olímpicos de Tóquio ocorreram em 2021, com um ano de atraso por conta do coronavírus. Os atletas brasileiros conquistaram 21 medalhas, o maior número do País em Jogos Olímpicos.

Do total, sete foram de ouro, seis de prata e oito de bronze, o que garantiu ao Brasil a 12ª colocação no ranking de países. Elas foram alcançadas em 13 modalidades.

Em destaque, Rebeca Andrade foi a a primeira mulher do Brasil a ganhar mais de uma medalha na mesma edição dos Jogos Olímpicos. Aos 13 anos, Rayssa Leal ganhou prata e se tornou a atleta brasileira mais nova a ganhar uma medalha.

Saiba mais sobre os medalhistas olímpicos da região.

Medalha de Ouro

Ana Marcela Cunha – maratona aquática
Isaquias Queiroz - canoagem de velocidade C1 1000m
Ítalo Ferreira – surfe
Herbert Conceição – boxe na categoria peso médio
Martine Grael e Kahena Kunze – vela
Rebeca Andrade – medalha no salto da ginástica artística
Time de Futebol Masculino

Medalha de Prata

Kelvin Hoefler – skate street
Pedro Barros – skate park
Rayssa Leal – skate street
Rebeca Andrade – medalha na ginástica artística feminina individual
Beatriz Ferreira – boxe categoria peso leve
Time de Vôlei Feminino

Medalha de Bronze

Abner Teixeira – boxe, peso pesado
Alison dos Santos – atletismo: 400 metros com barreiras
Bruno Fratus – natação, nos 50 metros livre
Daniel Cargnin – judô, na categoria peso meio-leve, até 66 kg
Fernando Scheffer – natação, nos 200 metros livre
Luisa Stefani e Laura Pigossi – dupla de tênis
Mayra Aguiar – judô, na categoria meio-pesado, de até 78 kg
Thiago Braz – salto com vara

Com informações da Agência Brasil e Governo Federal.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual