Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Mundo ANO NOVO LUNAR

Saiba por que o tigre é símbolo de 2022 no calendário chinês

De acordo com o calendário lunar chinês, o ano 4720 é iniciado hoje (1º). Além do Tigre como animal simbolo, o elemento deste ano é a água

Publicado em: 01.02.2022 às 16:45 Última atualização: 01.02.2022 às 16:57

Começou nesta terça-feira (1º) o Ano do Tigre. Para grande parte do povo asiático que segue o calendário lunar chinês, 2022 é considerado o ano 4720. De acordo com o site de notícias G1, a data costuma ser festejada por milhões de famílias, mas, pelo terceiro ano seguido, as grandes comemorações não acontecerão por conta da pandemia de Covid-19.

Começa nesta terça-feira (1º) o Ano do Tigre
Começa nesta terça-feira (1º) o Ano do Tigre Foto: Reprodução/Twitter/Embaixada da China no Brasil
Considerado o rei dos animais, o tigre pode ser símbolo de poder, coragem e força. Conforme o G1, por possuir estas características, o Ano do Tigre tem sido encarado como o ano que trará o fim definitivo da pandemia.

Além de cada ano do calendário chinês ser relacionado a um animal (que, no total, variam entre 12), ele é também associado a um elemento - como água, fogo, terra, metal ou madeira. Neste ano, o ciclo que se inicia é o da água.

Diferente do calendário utilizado pelo Ocidente, em que um ano é calculado com base no tempo que a Terra leva para completar uma volta ao redor do Sol (cerca de 365 dias) e que tem uma data fixa, o calendário lunar se baseia no tempo em que a Lua completa 12 ciclos. Assim, ele ocorre na primeira Lua Nova após o solstício de inverno, e, portanto, não acontece sempre na mesma data.

Normalmente, o G1 explica que as comemorações familiares começam cerca de uma semana antes da data que marca o início do novo ano. Com a restrições impostas pela pandemia, neste ano as festas devem ocorrer de forma mais reservada, mas ainda com os tradicionais pratos simbólicos e com bolos e doces que marcam o começo do festejo. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.