Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Mundo VENTOS FORTES

Passagem da tempestade Eunice pela Europa causa 16 mortes

Fenômeno tem gerado cancelamento de voos, trens e balsas. Danos materiais e cortes de energia têm sido registrados em países do noroeste do continente

Publicado em: 21.02.2022 às 11:56 Última atualização: 21.02.2022 às 12:04

Com a chegada da tempestade Eunice, até o último sábado (19), 16 pessoas já haviam morrido no noroeste da Europa. Além das mortes, o fenômeno - que se formou na Irlanda e atravessou parte do continente europeu na sexta-feira (18) - também tem causado danos materiais e cortes de energia. 
Quarenta e oito horas antes, a tempestade Dudley também havia passado pela região, deixando seis mortos na Polônia e na Alemanha.

Conforme aponta o site de notícias G1, a queda de árvores sobre veículos foi o que mais vitimou até o momento. Do total das mortes da tempestade Eunice, quatro mortes foram registradas na Holanda, outras quatro na Polônia, três na Inglaterra, duas na Alemanha, também duas na Bélgica e uma na Irlanda. 

Com o país em alerta vermelho, serviços meteorológicos da Alemanha avisam que existe o risco de rajadas de vento violentas, que podem chegar a 115 km/h. Além disto, por conta das quedas de árvore e destruição de telhados, eles orientam que as pessoas evitem ficar ao ar livre e se mantenham longe de "edifícios, árvores, andaimes e linhas de alta tensão".

A tempestade tem gerado o cancelamento de voos, trens e balsas. Na Holanda, casas chegaram a ser evacuadas por medo de que a torre sineira de uma igreja desabasse. No Reino Unido, ao menos 400 mil residências ficarem sem energia elétrica. Já de acordo com as autoridades de Polônia, o número de pessoas sem luz no país chegou à 1,2 milhão.

O G1 aponta ainda que o serviço meteorológico britânico emitiu o nível mais alto de alerta vermelho para o sul de Gales e o sul da Inglaterra, incluindo Londres. O país chegou a registrar uma rajada de 196 km/h na Ilha de Wight.

Já no norte da França, trinta pessoas ficaram feridas em acidentes rodoviários provocados pelos fortes ventos. Por lá, cerca de 75 mil casas ficaram sem eletricidade. Foram registradas também ondas superiores a nove metros.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.