Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Mundo RESPOSTA À GUERRA

Reino Unido diz que interceptará aeronaves russas, e União Europeia anuncia novas sanções

Voo de aviões da Rússia sobre o território britânico será considerado crime

Por Estadão Conteúdo
Publicado em: 09.03.2022 às 10:32 Última atualização: 09.03.2022 às 10:35

O Reino Unido anunciou, nesta quarta-feira (9), o embargo a exportações de tecnologias e bens ligados a aviação e exploração espacial para a Rússia, em mais um conjunto de sanções pela ofensiva militar de Moscou na Ucrânia.

O país insular também definiu novos poderes para apreender aeronaves russas em território britânico e fixou como "ofensa criminal" sobrevoar o espaço aéreo com aviões da Rússia.

"Continuaremos a apoiar a Ucrânia diplomática, econômica e defensivamente diante da invasão ilegal de Vladimir Putin e trabalharemos para isolar a Rússia no cenário internacional", afirmou a secretária das Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, ao anunciar as medidas.

A União Europeia (UE) também anunciou um conjunto de novas sanções contra a Rússia. As medidas também miram em Belarus, acusado de apoiar o ataque russo. Entre as ações, a Comissão Europeia - braço executivo do bloco - incluiu 160 pessoas na lista de indivíduos que teriam ajudado a minar a soberania ucraniana.

O grupo abrange 14 oligarcas envolvidos em setores importantes da economia russa, além de 146 integrantes do Legislativo em Moscou. Com as novas inclusões, o total de alvos das punições europeias já chega a 862 pessoas e 53 entidades.

A UE também decidiu restringir o acesso de três bancos de Belarus - Belagroprombank, Bank Dabrabyt e Banco de Desenvolvimento de Belarus - ao sistema Swift.

Na semana passada, instituições russas já haviam sido excluídas da rede. O bloco proibiu ainda transações com o Banco Central de Belarus.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.