Neste domingo (22), o Ministério da Saúde da Argentina confirmou o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos em um morador da província de Buenos Aires. De acordo com as autoridades, o paciente apresenta febre e pequenas feridas em diferentes partes do corpo, mas tem quadro de saúde estável e passa por tratamento em isolamento.
O governo argentino afirma que, enquanto aguarda os resultados laboratoriais, uma equipe do Ministério Saúde realiza trabalho na província de Buenos Aires para coordenar ações clínicas, disgnósticas e epidemiológicas para confirmar ou descartar o caso, além de implementar ações para evitar uma possível transmissão.
O ministério da saúde recomendou que procurem ajuda médica os argentinos que apresentem sintomas compatíveis com a doença ou que tenham estado em viagem recente a países com casos suspeitos. Além disso, essas pessoas devem adotar isolamento, evitar frequentar locais como escolas, trabalho, eventos, entre outros. A pasta também recomenda o uso de máscara, distanciamento social e que mantenham os locais fechados ventilados.