Publicidade
Notícias | Mundo DESPEDIDA REAL

Caixão de Elizabeth II chega a Londres e rei é saudado em Belfast

Milhares de pessoas do lado de fora do Palácio de Buckingham aplaudiram quando o carro atravessou os portões de ferro

Por Estadão Conteúdo
Publicado em: 14.09.2022 às 07:44 Última atualização: 14.09.2022 às 07:44

O caixão com o corpo da rainha Elizabeth II chegou nesta terça-feira (13) ao Palácio de Buckingham, após passar pelas ruas de uma Londres chuvosa, enquanto multidões se enfileiravam na rota para se despedir da monarca. A capital se prepara para seis dias de homenagens e um funeral de Estado.


As pessoas estacionaram seus carros em uma estrada normalmente movimentada, saíram e acenaram enquanto o carro funerário entrava em Londres, com luzes iluminando o caixão coberto com o estandarte real e uma coroa de flores.

Milhares de pessoas do lado de fora do palácio aplaudiram quando o carro atravessou os portões de ferro. O rei Charles III e outros membros da realeza esperavam para receber o caixão. O corpo da rainha será levado hoje para Westminster Hall, a ala mais antiga da sede do Parlamento britânico.

Sepultamento

O caixão da rainha deixou a Escócia ontem. Cerca de 33 mil pessoas passaram silenciosamente por ele na Catedral de Saint Giles, em Edimburgo, após deixar o Palácio de Balmoral, onde Elizabeth morreu, no dia 8, aos 96 anos.

Ontem, Charles retornou a Londres após uma rápida parada em Belfast, na Irlanda do Norte, onde foi aplaudido por uma multidão. Sua visita atraiu um raro momento de união em uma região contestada por britânicos e irlandeses, profundamente dividida sobre a monarquia.

O avião militar C-17 Globemaster - recentemente utilizado em missões de ajuda à Ucrânia - pousou na base aérea de Northolt, nos arredores de Londres, com o caixão da monarca, cerca de uma hora depois de deixar Edimburgo. A única filha da rainha, a princesa Anne, de 72 anos, acompanhou a última viagem de Elizabeth II.

Hoje, uma procissão fúnebre levará o corpo de Buckingham para a sede do Parlamento. O rei Charles III e outros integrantes da família real caminharão atrás do caixão. A partir de 13 horas (de Brasília), o público poderá ter acesso ao velório - são esperadas mais de 400 mil pessoas até segunda-feira, quando acontecerá o sepultamento. (Com agências internacionais)

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual