Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo Segurança

Imagens de câmeras privadas reforçarão a segurança; veja como o sistema vai funcionar

Projeto vai além do cercamento eletrônico da região, do qual o Município também faz parte

Por João Victor Torres
Publicado em: 27.11.2019 às 16:42 Última atualização: 27.11.2019 às 16:42

Imagens geradas a partir de câmeras particulares – de empresas, entidades, residências e condomínios – também poderão ser analisadas pela Guarda Municipal Foto: Reprodução / PX Here
Novo Hamburgo é uma das cidades que fará parte do cercamento eletrônico do Vale do Sinos. Além disso, está em andamento um projeto que amplia a rede de monitoramento por meio de uma parceria com a comunidade. Imagens geradas a partir de câmeras particulares – de empresas, entidades, residências e condomínios – também poderão ser analisadas pela Guarda Municipal. Iniciativas semelhantes já foram colocadas em prática em cidades do interior do Estado.

No ano passado a Câmara de Novo Hamburgo aprovou o projeto de lei do vereador Raul Cassel (MDB) que prevê o compartilhamento de imagens de sistemas privados com o poder público. No entanto, até esta quarta-feira (27) nenhum termo de colaboração havia sido firmado, informou a Secretaria Municipal de Segurança.

Para que a Prefeitura divulgue a possibilidade de parceria e o projeto entre então na fase prática será preciso concluir a reforma na sala de monitoramento, junto à sede da Guarda Municipal. A previsão é que a obra fique pronta em fevereiro do ano que vem e, a partir daí, o poder público inicie uma campanha em busca de empresas, entidades, residências e condomínios dispostos a fornecer imagens de câmera externa ao sistema público.

Outro passo que precisa ser vencido para a operacionalização do projeto é a regulamentação da lei. Atualmente Novo Hamburgo já possui mecanismos que permitem parcerias para ter acesso a esses materiais. Portanto, qualquer pessoa física ou jurídica pode, se assim desejar, fornecer aos órgãos de segurança imagens externas geradas por seus circuitos de monitoramento. A legislação proposta – e aprovada – pelo Parlamento hamburguense ainda resguarda o Município de que o recebimento destas imagens não podem acarretar custos ao Executivo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.