Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Política

Peteffi salta de vice para ser presidente da Câmara de Novo Hamburgo

Emedebista foi eleito por nove votos a cinco e mantém seu partido na hegemonia do Parlamento

Por João Victor Torres
Publicado em: 12.12.2019 às 04:00

POLITICA 2019 Foto: Juarez Machado/GES
Sem surpresa no resultado final da eleição para a Mesa Diretora, por nove votos a cinco, Gerson Peteffi (MDB) foi eleito quarta-feira (11) presidente da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo para 2020. A decisão não foi unânime, por mais que apenas o emedebista tenha formalizado a inscrição de chapa para concorrer ao comando da Casa. Com discurso conciliador e moderado, como já é tradicional, o próximo líder prometeu diálogo.

"A nossa chegada é com discrição, de alguém que não procurou conchavos e nenhuma trama como sempre ocorre. Vocês (imprensa) são provas disso. Às vezes levam três ou quatro horas para se resolver a eleição de um presidente da Câmara. Aqui, foi resolvida em dez minutos. Mostra que estamos juntos e uma turma unida", afirma. Além disso, ressalta que pretende manter as portas entre os dois poderes, especial o Legislativo e Executivo, abertas. "Minha missão é de apaziguar e conduzir a Câmara com valores de justiça e moral", complementou o parlamentar.

Papeis invertidos

O fato é que, pela nova formação do núcleo de comando da Câmara, quem saiu ainda mais fortalecido da disputa foi o MDB. Peteffi, que ocupa a cadeira de vice-presidente do Legislativo hoje, inverterá de posição na Mesa Diretora com o colega Raul Cassel (MDB), o atual presidente. Os dois vereadores, que são médicos de formação, apenas mudam entre si de função.

Com isso, Cassel deixará a presidência nas mãos de Peteffi e em 2020 ocupará o segundo posto na linha hierárquica do Parlamento. As únicas mudanças, em comparação com a formatação de 2019, ocorrem nas secretarias. O posto de 1ª secretária será de Semilda Tita (PP). Já o lugar de 2º secretário ficará sob a responsabilidade de Serjão Hanich (MDB). Neste cenário, o partido de Peteffi, Cassel e Serjão amplia consideravelmente sua força no comando da Câmara.

Decano

Peteffi acumula sete mandatos consecutivos como parlamentar do Município. Com isso, é o mais experiente entre os eleitos desta legislatura, que encerra no próximo ano. Ao longo deste tempo, esta será a segunda vez em que assumirá a presidência. Em 1998, o vereador desempenhou o papel de responsável pelo Legislativo. No discurso logo após a vitória, o médico lembrou o episódio. "Volto a ser presidente após 21 anos", enalteceu.

Quem foi contra e quem foi a fator

Nove votos recebeu a chapa encabeçada por Peteffi na eleição para a Mesa Diretora. Sendo eles, além dos integrantes de seu grupo, de Nor Boeno (PT), Gabriel Chassot e Cristiano Coller (Rede); Fernando Lourenço, o Fernandinho (SD); e Inspetor Luz (MDB).

Já Patrícia Beck e Vladi Lourenço (PP); Enio Brizola (PT); Felipe Kuhn Braun e Enfermeiro Vilmar (PDT) votaram contra.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual