Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo Novo Hamburgo

Vigilância Sanitária percorre pousadas e motéis para orientar sobre coronavírus

Na sexta-feira e na próxima semana, profissionais da saúde receberão capacitação sobre o protocolo de ação

Por Susi Mello
Publicado em: 30.01.2020 às 13:44 Última atualização: 30.01.2020 às 14:08

Agentes da Vigilância Sanitária de Novo Hamburgo visitam estabelecimentos para repassar orientações sobre coronavírus Foto: Lu Freitas/PMNH
Mesmo sem ter casos confirmados de coronavírus na região, nem mesmo suspeitos, as equipes técnicas da Vigilância Sanitária de Novo Hamburgo percorrem motéis e pousadas nesta quinta-feira (30). Na quarta-feira, a orientação foi dada a proprietários e funcionários da rede hoteleira da cidade.

Segundo a gerente da Vigilância em Saúde, Lisa Gaspar Ávila, as equipes entregam material impresso nos espaços e passam orientações de procedimento. "Repassamos formas de higienização, o cuidado que devem ter com as roupas de cama e orientamos que o material seja entregue também aos hóspedes", explica.

Além disso, a Vigilância Sanitária tem recebido ligações dos serviços de saúde, solicitando informações sobre os protocolos que devem ser adotados ao sinal de suspeita. Na sexta-feira, às 10 horas terá um encontro de capacitação com os coordenadores das unidades básica de saúde (UBSs) e das unidades de saúde da família (USFs). Para terça e quinta-feira, da próxima semana, às 15 horas, funcionários da rede de saúde passaram pela capacitação. Com isso, nesses dois dias, as unidades de saúde estarão fechadas das 14 às 17 horas.

Sintomas e contatos

O coronavírus compõe uma grande família de vírus, conhecido desde a década de 1960. Eles podem causar desde um resfriado comum até síndromes respiratórias graves. O novo coronavírus (2019-nCoV) foi identificado pelas autoridades chinesas como sendo o vírus causador de um tipo de pneumonia. O surto teve origem na cidade de Wuhan, na China. 

Sintomas: febre, tosse, falta de ar
Período de incubação: de 14 a 16 dias

Você esteve na China nos últimos 16 dias?

Se sim, teve algum contato com alguma pessoa com suspeita ou confirmação de síndrome respiratória por coronavírus?

Se esteve na China nos últimos 16 dias e/ou se teve contato com alguém com suspeita, por favor, avise o hotel.

O que entendemos por contato: estar a aproximadamente 2 metros ou dentro da sala ou área de atendimento por um período prolongado. Inclui morar, cuidar, visitar ou compartilhar.

Vigilância em Saúde de Novo Hamburgo: 30979412, horário comercial, ou pelo telefone: 99808-7987 nos demais horários.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.