Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo Preparação

Profissionais de saúde de Novo Hamburgo são capacitados sobre Coronavírus

Profissionais da saúde estão sendo orientados pelos municípios, a fim de prestar o atendimento mais adequado às pessoas que chegam às unidades de saúde

Por Bruna Matana
Publicado em: 04.02.2020 às 18:19 Última atualização: 04.02.2020 às 18:25

Coronavírus Foto: AFP/AFP
O novo coronavírus tem deixado a população mundial em alerta. Mesmo que ainda não se tenha um grande número de informações sobre a doença, profissionais da saúde estão sendo orientados pelos municípios, a fim de prestar o atendimento mais adequado às pessoas que chegam às unidades de saúde e apresentam quadro respiratório.

Em Novo Hamburgo, na tarde desta terça-feira (4), no auditório do Prédio Azul da Universidade Feevale, centenas de profissionais que atuam em Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) receberam capacitação da secretaria municipal de Saúde.

Na ocasião, foi realizada uma revisão sobre os quadros virais, ministrada pela infectologista do Município, Fábia Corteletti. "Quando a gente atende um paciente com quadro gripal a gente não tem como identificar qual o vírus está causando aquele quadro. Nossos foco, portanto, é no manejo desse paciente, da sua entrada no serviço de saúde".

Ela ressaltou que, embora ainda não se saiba muito sobre o coronavirus, os demais vírus já são bastante conhecidos. "Muita coisa não é diferente dos demais quadros virais. Os sintomas do coronavírus se parecem com adenovírus, rinovírus, influenza e que infelizmente não temos como identificar antes de fazer um exame específico. O quadro clínico as vezes de parece até com um quadro alérgico", explica Fábia.

Por isso, conforme a infectologista, para o caso ser considerado suspeito de coronavírus o paciente precisa apresentar o quadro respiratório e o vínculo epidemiológico, ou seja, ter vindo da China e também tenha tido contato com alguém que esteve doente na China.

A recepcionista da USF da Vila Palmeira, Luisa Farias, 33, aprovou a iniciativa. "É uma ótima oportunidade, pois o vírus está aí. Não podemos nos alarmar, mas também não podemos ignorar os fatos".

O encontro contou ainda com a fala da enfermeira Evelin Brand. Ela destacou que os pacientes que apresentarem sintomas respiratórios, como febre, espirros, devem ter o atendimento priorizado nas unidades de saúde. "No acolhimento vamos avaliar se o caso é suspeito para o coronavírus".

Amvars

Representantes da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars) se reunirão nesta quinta-feira (5), às 10 horas, na Secretaria de Saúde do Estado. Segundo o presidente da Amvars e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, o encontro tem o intuito de saber qual o plano de ação do Estado, caso a região seja afetada pelo coronavírus. "Temos casos suspeitos e os prefeitos estão nos questionando como proceder diante da confirmação de alguma suspeita. Por isso, a associação está fazendo um trabalho preventivo, no sentido de poder enfrentar situações de crises", salienta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.