Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo Avaliado em R$ 7,5 mil

Hamburguense está em busca de acordeon furtado durante férias na praia

Breno Rosa Pereira teve a gaita levada no dia 10 de janeiro em Albatroz

Por Débora Ertel
Publicado em: 18.02.2020 às 10:09 Última atualização: 18.02.2020 às 10:15

Acordeon foi furtado no litoral norte Foto: Wagner Nagel/Arquivo Pessoal/Arquivo pessoal
Faz mais de um mês que o funcionário público aposentado Breno Rosa Pereira, 67 anos, morador de Novo Hamburgo, vive sentindo um vazio. É que no dia 10 de janeiro a sua gaita, parceira do dia a dia, foi furtada de uma colônia férias em Albatroz, em Imbé.

Trata-se de um acordeon de 120 baixos, vermelho, da marca Michael, em fase final de personalização. “O sistema eletrônico tem dois volumes, um em cima e outro embaixo do registro. Pois cada músico personaliza do jeito que gosta. Se eu ver a gaita, reconheço de longe”, diz.

Seu Breno, como é conhecido, explica que o instrumento é avaliado em R$ 7,5 mil e, por ser de uma fábrica nova, com montagem na zona franca de Manaus, não há muitos exemplares. “Estava preparando a gaita para ficar comigo pelo resto da vida, daí me levaram. É uma coisa difícil de entender”, lamenta.

Ele conta que havia levado a gaita para a praia a fim de animar as férias dos amigos e ex-colegas de trabalho. Para não ocupar espaço no carro, ele deixou a caixa de transporte do acordeon em casa e enrolou o instrumento em uma toalha. “Quem pegou a gaita deixou até a toalha”, conta.

Breno tocou como músico profissional por vários anos, além de ter participado do antigo Grupo Folclórico de Novo Hamburgo e da Banda de Campo Bom. Também foi um dos fundadores do CTG M’Bororé, de Campo Bom.

Não foi a primeira vez

Há dez anos, Breno já teve outro instrumento perdido. Em 2010, ele foi vítima de um assalto, onde foi roubado o seu carro e, como a gaita estava no porta-malas, acabou sendo levada também e nunca mais foi recuperada. Durante oito anos, ele tocou com instrumentos menores, até que conseguiu juntar dinheiro para comprar novamente uma gaita de 120 baixos, considerada a mais completa e com custo mais elevado. Os baixos são botões tocados com a mão esquerda que exercem função de acompanhamento, tocando notas e acordes num ritmo determinado pelo estilo de música.

Como ajudar

Quem souber do paradeiro do acordeon Michael, cor vermelha, nove registros, sendo sete no teclado e dois nos baixos, pode fazer contato pelo telefone (51) 3593-9417.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.