Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo

Câmara decide nesta segunda se acaba com as votações secretas para cassação de vereadores

Por João Victor Torres
Publicado em: 23.03.2020 às 08:00

Com a urgência aprovada, o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) será votado novamente nesta segunda (23), na Câmara de Novo Hamburgo. Por se tratar de uma modificação na legislação maior da cidade, a medida passa por duas votações num intervalo de tempo superior a dez dias. Sendo assim, não pode ser apreciada numa sessão após a outra como as demais proposições que passam pelo Parlamento hamburguense.

Como tema central, a proposição visa a assegurar o término das votações secretas para cassação de vereadores. Entre os autores da readequação está o trio emedebista formado por Raul Cassel, Serjão Hanich e Gerson Peteffi, bem como pela vereadora Tita (PSDB) e Cristiano Coller (Rede). Na justificativa, os cinco legisladores sustentam que "não é mais admissível que ainda persistam normas jurídicas que sustentem qualquer espécie de votação secreta".

Processos abertos

Atualmente, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar conta com dois procedimentos político-administrativos instaurados que, caso o colegiado assim entenda, poderá resultar na perda de mandato dos envolvidos. Os vereadores na berlinda são Serjão, que é autor do projeto, e Enfermeiro Vilmar (sem partido).

É preciso maioria absoluta para passar a valer

Para ser aprovada em definitivo na segunda votação prevista para hoje, o projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal precisa obter dez votos, no mínimo. Ou seja, necessita de maioria absoluta. A tendência aponta para que, assim como registrado em primeiro turno, a matéria deve passar. Inclusive, este deve ser o primeiro item a ser colocado em votação pelo presidente Gerson Peteffi (MDB), conforme informado na Ordem do Dia do Legislativo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.