Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo Estiagem

Com nível do Sinos baixo, água chega 'amarelada' às torneiras em Novo Hamburgo

Água, no entanto, está potável para beber, afirma Comusa

Publicado em: 31.03.2020 às 11:47 Última atualização: 31.03.2020 às 12:07

Água tem saído amarelada das torneiras em Novo Hamburgo Foto: Micheli Aguiar/ GES-Especial
Há pelo menos uma semana, moradores de Novo Hamburgo, em especial do Rio Branco, Ideal, Industrial, Centro e Santo Afonso, têm notado que a água que sai da torneira está 'amarelada', por vezes, quase marrom. Em recipientes brancos, por exemplo, fica mais evidente que a transparência esperada não tem sido atingida. O medo de consumir o líquido também beira os moradores.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre o coronavírus

A Comusa, no entanto, afirma que a água está "potável para o consumo humano, sem qualquer prejuízo à saúde, atendendo integralmente os critérios do Ministério da Saúde". A autarquia explica que há duas razões principais para a água estar saindo com coloração das torneiras. A estiagem e a concentração de matéria orgânica e elementos químicos.

O Rio dos Sinos atingiu os menores níveis já registrados em Novo Hamburgo, desde 1998. Nesta terça-feira, estava em 1,88m. Como consequência, a concentração de sedimentos, matéria orgânica, que são naturalmente presentes na água, está mais elevado, afirma a Comusa.

"São elementos químicos normais que encontramos na água, mas, em maior concentração. Entre eles, a presença de dois metais, o ferro e manganês que, quando entram em contato com o cloro, provocam uma reação química, que pode dar um aspecto amarelado para a água. Apesar disso, a água continua sendo potável para o consumo humano", diz a autarquia. 

Como alternativa de solução ao problema, desde o início do mês de março, a Comusa afirma ter iniciado o tratamento complementar adicionando ortopolifosfato à água. "Este produto busca restabelecer a coloração adequada em situações críticas como essa. Contudo, é necessário um maior tempo de ação para que seu efeito atinja o objetivo."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.