Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo Imunização

Vacina contra gripe está disponível em todas as unidades de saúde de Novo Hamburgo

Segundo a Prefeitura, há doses para serem aplicadas em todo o grupo prioritário

Por Susi Mello
Publicado em: 27.04.2020 às 10:58 Última atualização: 27.04.2020 às 10:59

Marcos Felipe da Rosa coleta dados na lateral da Casa de Vacina Foto: Susi Mello/GES-Especial
O cenário na Casa de Vacina está diferente da quinta-feira da semana passada, quando foi retomada a campanha contra a gripe em Novo Hamburgo. Na manhã desta segunda-feira (27), o movimento está tranquilo. A entrada ocorre pela lateral do prédio até o meio-dia. Depois desse horário, até as 16 horas, o atendimento para aplicação da dose passa a ser no interior do prédio. "Está bem tranquilo", declara o estagiário Marcos Felipe da Rosa. 

Segundo a Prefeitura, todas as unidades estão com vacinas disponíveis. As Unidades de Saúde da Família (USFs) funcionam das 8 às 17 horas; as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 7 às 17 horas, e a Casa de Vacina, das 8 às 16 horas.

O baixo movimento é favorável para o contador Ademir Wanderer, 69, que esteve pela manhã no local. "Eu não vim antes porque não queria sair de casa. Estou em confinamento completo", declara o morador do bairro Mauá, que realiza vacina contra a gripe todo o ano.

A Secretaria Municipal de Saúde aguarda para esta semana a remessa de um novo lote pelo Estado. Cabe salientar que as vacinas são fornecidas pelo Ministério da Saúde e distribuídas pelo Governo do Estado. O Município apenas aplica as imunizações.


Quem pode fazer a vacina

A segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe segue até 8 de maio. Até lá, ela será destinada a indígenas, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros (com carteira de habilitação C e E), motoristas de transporte coletivo, portadores de doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades) e outras condições clínicas especiais.

Além disso, pessoas privadas de liberdade, profissionais do sistema prisional e adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos, que cumprem medidas socioeducativas também fazem parte desse público.

Meta superada

Novo Hamburgo já superou as metas de vacinação de idosos e trabalhadores da saúde, que juntos somavam 33.585 pessoas a serem imunizada. Até o momento, já foram aplicadas 34.211 doses nestes dois grupos.A meta no grupo de idosos era aplicar 26.462 vacinas e, até a última sexta-feira, foram aplicadas 26.943 imunizações. Ou seja, 101,62% de cobertura.Já o grupo de profissionais de saúde abrange 7.141 a serem vacinados. Também até a última sexta-feira, 7.268 profissionais foram imunizados. Ou seja, 102,02% de cobertura.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.