Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo Novo Hamburgo

Servidores que tiveram contato próximo a Naasom Luciano serão testados para Covid-19

Secretário de Saúde, que testou positivo para o novo coronavírus, não falou, no entanto, quantas pessoas devem ser examinadas

Publicado em: 25.05.2020 às 11:15 Última atualização: 25.05.2020 às 11:20

Naasom Luciano, secretário de Saúde em Novo Hamburgo Foto: Thanise Melo/CMNH
Em isolamento desde que recebeu o resultado positivo para coronavírus, o secretário de Saúde de Novo Hamburgo, Naasom Luciano, afirmou nesta segunda-feira (25), em entrevista à Rádio ABC 103.3 FM, que os servidores que tiveram contato mais próximo a ele deverão ser testados para Covid-19. O número de pessoas, quando e qual tipo de exame serão feitos, entretanto, não foram divulgados pelo secretário. 

"Nós desenvolvemos um protocolo em cima daquilo que é o protocolo da Organização Mundial da Saúde e também do Ministério da Saúde e, mediante este protocolo, nós vamos realizar os testes dentro dos prazos adequados nas pessoas que tiveram o real contato", afirmou Naasom. 

O titular da pasta da Saúde recebeu o resultado na última sexta-feira, mas fez a coleta na terça-feira – ele fez o exame chamado de RT-PCR, que detecta a presença do vírus enquanto está ativo no organismo. Durante o período de análise, o secretário seguiu a rotina, inclusive, tendo reuniões, ainda que seguindo as medidas de distanciamento social, uso de máscara e álcool gel. 

"Eu estou assintomático, não tive sequer uma dor de cabeça, um mal estar. Fiquei surpreso e tomei todas as medidas para o isolamento", destacou Naasom, lembrando que a pessoa mais próxima a ele, seu chefe de Gabinete na Prefeitura, Juliano Passini, teve resultado negativo para a amostra coletada.

Questionado sobre a possibilidade de Novo Hamburgo ampliar o número de testes, Naasom afirmou que esta é "uma discussão que tem que fazer porque envolve um custo enorme". "Isso (a decisão) não envolve a vontade, mas a capacidade que a gente vai ter de fornecer esses exames. A testagem é fundamental para que a gente tenha o controle, estimar custos para isso e ter testes que sejam confiáveis."

Atualmente, Novo Hamburgo testa apenas pacientes com sintomas graves e profissionais de saúde e segurança, com sintomas. 

Escute, na íntegra, a entrevista à Rádio ABC 103.3 FM

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.