Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo Transporte Público

Empresas de ônibus só garantem serviço até quarta-feira em Novo Hamburgo

Depois disso, consórcio afirma que será necessária uma análise diária da disponibilidade de combustível

Por Bianca Dilly*
Publicado em: 09.06.2020 às 06:30 Última atualização: 09.06.2020 às 08:43

Ônibus circularam normalmente na segunda-feira pós paralisação do serviço Foto: Inézio Machado/GES
As empresas do transporte público de Novo Hamburgo afirmam que só garantem a circulação dos ônibus até quarta-feira (10). Depois disso, será necessária uma análise diária, para verificar se há combustível disponível para a continuidade da operação. A informação foi repassada pela diretora administrativa das viações Hamburguesa, Futura e Courocap, Sheila Fiori, no final da tarde desta segunda-feira (08).

A decisão foi tomada em reunião interna realizada pela manhã, com a participação do assessor jurídico Darci Norte Rebelo Jr., após a paralisação do serviço realizada no último domingo. Sheila explica que a justificativa para a ação é de problemas financeiros, agravados pelo distanciamento social da pandemia do novo coronavírus. "Temos o combustível necessário até quarta-feira. Depois disso, teremos que analisar dia a dia", pontua.

27 mil passageiros foi a média, por dia, 
de perda nas últimas semanas

Segundo ela, o plano segue o mesmo que foi informado ao Jornal NH anteriormente: a prioridade é colocar o pagamento do salário dos funcionários em dia. "Está em atraso desde a última sexta-feira, da folha referente ao mês de maio. Nada disso foi pago ainda", frisa. A diretora destaca que a expectativa é iniciar a quitação dos valores ainda hoje. "A princípio, vamos conseguir pagar um percentual, que a gente ainda não sabe qual vai ser, vamos depender da arrecadação diária. Porém, ainda vai ficar faltando uma parte", acrescenta a diretora administrativa.

Sheila diz que a situação e a decisão da reunião das empresas foram repassadas à secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira. "Ficamos de marcar uma reunião."

Sem valor no caixa para diesel

A diretora não descarta uma nova paralisação, a partir de quinta-feira. "Teremos o acompanhamento diário. Vai depender de uma série de itens agora, como a arrecadação. Não temos valor em caixa para adquirir mais combustível, pois nossa prioridade é o pagamento dos funcionários", reafirma. Por enquanto, Sheila diz que serão cumpridos os horários das linhas conforme a última tabela divulgada.

 

Prefeitura solicita dados

Ainda ontem, integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e do jurídico na Prefeitura se reuniram para tratar do transporte público depois da paralisação do serviço no último domingo. Em nota enviada ao Jornal NH, o Executivo destaca que encaminhou um pedido junto às empresas para que detalhem as informações contábeis e o alegado déficit na operação provocado pelo distanciamento social causado pelo Covid-19. "Após enviado este complemento, a administração analisará a documentação e chamará as concessionárias para uma nova reunião."

 

Mais uma vez, licitação travada

Depois de vários problemas ao longo dos últimos dez anos, a licitação do transporte público de Novo Hamburgo agora está parada por um outro motivo: a pandemia do novo coronavírus. De acordo com a Prefeitura, um novo edital está concluído, mas não foi possível dar andamento ao processo em função da recomendação de evitar aglomerações.

Após o cancelamento do processo que estava em andamento em outubro do ano passado, as informações da administração municipal até fevereiro deste ano eram de que o texto seguia em revisão. Sem possibilidade de organização das audiências públicas necessárias, mais uma vez a concorrência está travada, agora desde o mês de março.

Colaborou: Susi Mello

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.