Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo Novo Hamburgo

Empresas de ônibus não aceitam proposta da Prefeitura e transporte tem rumo incerto

Não vai haver paralisação, mas transportadores dizem que ainda querem continuar negociação

Por Suélen Schaumloeffel*
Publicado em: 10.06.2020 às 21:44 Última atualização: 11.06.2020 às 11:32

Ônibus em Novo Hamburgo. Foto: Inezio Machado/GES
Segue o impasse com as empresas de transporte municipal em Novo Hamburgo. Os administradores das prestadoras do serviço de transporte público Futura, Hamburguesa, Courocap e Feitoria consideraram insuficiente proposta recebida da Prefeitura e seguem em negociação.

Representantes das empresas se reuniram nesta quarta-feira (10) para avaliar a proposta recebida da administração municipal, que ofereceu ajuda emergencial com um valor aproximado de R$ 150 mil por mês ao consórcio das empresas, para manutenção do transporte.

"Demos um passo importante já que a Prefeitura acenou e se mostrou disposta a olhar para a situação", explica o assessor jurídico das transportadoras, Darci Norte Rebelo Jr. Porém, o valor, segundo Rebelo, não seria suficiente para compensar os prejuízos. "O cálculo da Prefeitura para esse auxílio é sobre os R$ 0,70 referentes ao aumento da tarifa, que não foi deferido em março. Esse aumento calculado era relativo aos 12 meses anteriores, ele não levou em conta o período de pandemia, que elevou o valor do quilômetro rodado", explica.

Uma resposta das empresas foi protocolada na Prefeitura no final da tarde, para avaliação. "A Prefeitura tem todos os dados técnicos dos custos, arrecadação, quilômetros rodados. Nos dispomos a colocar nosso técnico junto com um técnico da Prefeitura para avaliar a situação. O primeiro passo foi dado, agora vamos seguir com o diálogo", afirma o assessor, que ainda confirmou a continuidade da prestação do serviço.

Nesta quinta-feira (11), feriado de Corpus Christi, os ônibus funcionarão nos horários e itinerários previstos pela Prefeitura para os domingos.

* Colaboraram Bruna Mattana e Nicolle Frapiccini

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.