Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo Política

Rafael Lucas diz apostar no diálogo na Câmara de Novo Hamburgo

Jovem do bairro Kephas assumiu no lugar de Enfermeiro Vilmar, que foi cassado no início desta semana

Por João Víctor Torres
Publicado em: 10.06.2020 às 18:55

Rafael Lucas (PDT) assume como vereador de Novo Hamburgo Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Com a posse de Rafael Lucas (PDT) nesta quarta-feira (10), a Câmara de Vereadores recompõe o quadro de 14 parlamentares. Após a cassação de Enfermeiro Vilmar (PSL), o pedetista de 26 anos assumiu a titularidade da vaga aberta pela perda do mandato do agora ex-vereador.

Além da juventude, o mais novo integrante da Casa promete ser um aliado dos motoristas de aplicativo, ofício que desempenha desde o início de 2017. "Sei da dura batalha que esses profissionais têm, diariamente, para buscar o sustento de suas famílias. Tenho o compromisso de ajudar todos os motoristas profissionais, não só de aplicativos. Sinto muito orgulho de exercer essa profissão e poder representar a categoria", comenta o vereador.

Filho do ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Antonio Lucas (PDT), Rafael destaca que pretende ter uma forte atuação sob seu berço político, que é o bairro Kephas. "O tempo é pouco, mas vou me empenhar ao máximo para representar esses 2.596 votos que foram adquiridos com a confiança da comunidade hamburguense", acrescenta.

Retomada do PDT

Não apenas em nomes, mas a Câmara agora também passa a ter uma nova composição partidária. A saída de Vilmar consequentemente extinguiu a bancada do PSL. Ou seja, agora em vez de sete há seis partidos com representação no Parlamento. Por outro lado, a chegada de Rafael Lucas reforça o PDT e fez a sigla recuperar as duas vagas conquistadas nas urnas em 2016. Já que por divergências internas, Felipe Kuhn Braun (PP) e o ex-vereador buscaram novos rumos com a janela partidária aberta em março. O período permite aos parlamentares com mandato vigente trocar de legenda sem correr o risco de perder o cargo por infidelidade.

Entretanto, Fernando Lourenço (PDT) deixou o Solidariedade para fazer parte do núcleo pedetista no Município. Em função disso, Rafael enaltece que as posições do partido serão debatidas com o colega. "O Fernando vai ajudar a definir a questão do partido, porque ele é um dos nossos líderes, e todas as decisões político-partidárias serão tomadas com ele", complementa.

Diálogo

Apesar da pouca idade, Rafael Lucas tem experiência na política. Há uma década está filiado ao PDT e sempre acompanhou de perto a atuação do pai na vida pública. Em parte por isso, chegou à Câmara agradecendo a acolhida dos colegas e fez questão de cumprimentar um a um quando foi chamado pelo presidente Gerson Peteffi (MDB) a ocupar seu lugar no plenário.

Sobre seu posicionamento, entre situação e oposição, optou por uma postura conciliatória. "Os projetos que forem os bons, votaremos a favor. Os projetos que forem ruins, a gente vai debater para melhorar", diz.

Convocações presenciais

No dia 22 de junho serão liberadas as convocações presenciais de secretários à Câmara. Até aqui, em função da pandemia causada pelo novo coronavírus, os diálogos com os vereadores ocorrem de forma remota.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.