Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo Novo Hamburgo

Festas particulares, praças e postos de combustíveis: aumenta rigor contra aglomerações

Central de Fiscalização diz receber e checar constantemente casos contrários ao decreto municipal que proíbe concentração de pessoas

Por Susi Mello
Publicado em: 22.06.2020 às 14:57

Placas proibindo aglomeração no posto Terra Nova. Foto: Inezio Machado/GES

Festas particulares, bares, espaços públicos como praças, campos, ginásios de esportes e postos de combustíveis são as principais denúncias de aglomerações recebidas pela Central de Fiscalização de Novo Hamburgo. Entre abril e junho, foram 105 notificações e 22 autos de infração, com 16 interdições cautelares aplicadas pelo setor. Conforme o coordenador da Central, o secretário de Meio Ambiente, Udo Sarlet, somente no último sábado (20) foram 110 denúncias, número que o deixa negativamente impressionado. "As pessoas não estão se dando conta de que há muita gente morrendo [em razão da Covid-19]", lamenta.

Das cinco principais denúncias de aglomerações, que representam 35% dos contatos que chegam à Central, as confraternizações domiciliares continuam liderando. Sarlet ressalta que as pessoas acham que podem ter uma vida normal.

"É preciso se deslocar do trabalho para casa e não fazer festas em casa", reforça. O segundo ponto é o funcionamento de bares em bairros. A Central de Fiscalização recebeu denúncias de locais abertos especialmente na Santo Afonso, Canudos e Kephas. "Mesmo com bandeira laranja, já não podiam abrir. Não dá para tomar cervejinha ou jogar sinuca", comentou.

Posto do Abacaxi

Um dos locais onde as pessoas costumam se aglomerar em Novo Hamburgo é no posto de combustíveis Terra Nova, conhecido como posto do Abacaxi, à margem da BR-116. A Prefeitura exigiu do proprietário medidas contra aglomerações sob pena de sofrer penalidades e, neste final de semana, a área foi isolada com fitas e placas que orientavam sobre o decreto municipal."No final de semana, mantivemos ronda da Guarda Municipal no local", comenta Sarlet.

Placas proibindo aglomeração no posto Terra Nova. Foto: Inezio Machado/GES

Nesta segunda-feira (22), a fita e as placas que isolavam o gramado foram retiradas por um funcionário, sob orientação da gerência. A medida foi justificada em razão de, segundo o posto, não haver concentração de pessoas no gramado do estabelecimento durante a semana. Ainda conforme o gerente, além das placas e do isolamento do local, guardas particulares, responsáveis pela segurança local, também orientaram o público a não permanecer no canteiro, o que teria sido respeitado neste final de semana.

*Colaborou Ermilo Drews

Aglomerações em praças e postos

A aglomeração ainda está presente em espaços públicos. Sarlet citou denúncias de casos nas praças Pedro Alles, na Nicolau Becker, a do Foguete, na Primeiro de Março, do bairro Boa Vista, do Imigrante e Jardim Vila Rosa. "As pessoas conversam, umas com máscaras e outras sem, sem manter os dois metros de distância", exemplifica.

 

Prática de esportes

Há denúncias sobre campos e ginásios de esportes públicos e privados. "Não pode ter esporte coletivo. Fica na mesma categoria de confraternização. Futebol e vôlei nem pensar em cancha", ressalta Sarlet.

Os passeios ciclísticos também chamam atenção. "Eles andam em grupo e fazem os pontos de parada e ficam conversando próximos uns dos outros."

O secretário ressalta que, caso alguém necessite realizar uma atividade física, faça-a com máscara. "Têm atividades que não têm que se fazer agora. É preciso ficar em casa e se restringir ao necessário. Se tiver que ir no mercado, vá uma pessoa. As compras não são um evento social para ir toda a família", acrescenta.

Bom senso ao fazer denúncia

Sarlet reforça que as denúncias precisam ser exatas. "Tem que ter um pouco de bom senso. Todas as demandas empregam efetivo da Guarda Municipal, fiscais e deslocamento com o carro da Prefeitura." Infrações podem ser informadas pelo 3097-9400, de segunda à sexta-feira, do meio-dia às 18 horas, ou pelo Whatsapp 99880-1095.

 

Mais de 1,1 mil

Do dia 17 de abril até 15 deste mês foram mais de 1.110 fiscalizações, com 105 notificações e 22 autos de infração com 16 interdições cautelares.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.