Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo Risco de alagamentos

Previsão de chuva intensa traz alerta de inundações em Novo Hamburgo

Na manhã desta segunda-feira, nível do Rio dos Sinos era de 6,24 metros; a partir de 6 metros, água começa a sair do leito

Por Juliana Flor
Publicado em: 06.07.2020 às 12:02 Última atualização: 06.07.2020 às 15:35

Rio do sinos sai do seu leito na Prainha e no banhado da Avenida Integração, em Lomba Grande Foto: Inezio Machado/GES
Com o Rio dos Sinos em nível de alerta em São Leopoldo, nesta segunda-feira (6), e a previsão de muita chuva por conta da formação de um novo ciclone, outras cidades banhadas pelo Sinos também correm o risco de inundações nos próximos dias. Em Novo Hamburgo, o coordenador da Defesa Civil, tenente Claudiomiro da Fonseca, afirma que a equipe realiza o monitoramento do volume de água e que, nesta manhã, houve registro de inundação somente na estrada de acesso à Prainha.

Leia todos os conteúdos EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

Sobre alagamentos, ele confirma que "se chover como mostram as previsões, existe algum risco sim, principalmente nas áreas muito próximas ao rio." No início da manhã, a régua controlada pela Defesa Civil mostrava que a água estava fora do leito, com 6,24 metros, nível em que já há risco de alagamentos em algumas áreas da cidade.

Fonseca explica que quando o rio atinge entre 6 metros e 6,10 metros, algumas áreas já começam a ficar alagadas. As primeiras a sentirem os efeitos da alta do rio são em Lomba Grande, como o acesso à Prainha, as últimas ruas da Vila Integração e a parte mais rural do bairro, no acesso à localidade de Porto Sátiro. 

Após os 7 metros, começam as inundações nos bairros Santo Afonso e Canudos. "Para chegar em 6 metros é mais rápido, o rio ainda está na caixa [leito]. Depois, transborda nas várzeas, próximo à Avenida dos Municípios, onde ainda não atinge a população", afirma Fonseca, explicando que para alagar nestes outros pontos, é preciso inundar toda esta área de várzea. 

Desabamentos

Apesar do clima úmido, ainda não há risco de desabamentos em Novo Hamburgo, que costumam acontecer na ala norte da cidade. Segundo o coordenador da Defesa Civil hamburguense, "por enquanto não há indício de encharcamento de encostas." 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.