Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Rotina sem aulas

Estudante hamburguense participa do programa de Fátima Bernardes

Laura Weiermüller, de 12 anos, falou sobre a rotina sem aulas e as incertezas sobre o retorno das atividades

Publicado em: 03.08.2020 às 17:48

Foto por: TV Globo / Reprodução
Descrição da foto: Laura Weiermuller falou sobre o período sem aulas no programa de Fátima Bernardes

Uma estudante da Escola Municipal Adolfina Josefina Diefenthaler, de Novo Hamburgo, participou do programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo, nesta segunda-feira (3). Laura Weiermüller, de 12 anos, aluna do sétimo ano, falou sobre a rotina sem aulas e as incertezas sobre o retorno.

Laura conversou com o repórter André Curvello e contou que está recebendo algumas atividades por e-mail. As tarefas são propostas por alguns professores, mas devido a falta de acesso a internet por alguns alunos, a realização dos trabalhos não é obrigatória e não vale pontos para as disciplinas. "Eu estou fazendo todos os exercícios que elas estão mandando", disse Laura. Questionada se voltaria às aulas neste momento, a estudante demonstrou preocupação em relação aos protocolos de higiene. "Eu acho que alguns alunos não iriam respeitar a questão da higienização", diz. Apesar do receio, Laura conta que ficaria feliz com o retorno. "De tanta saudade que eu tô, claro, eu queria voltar, só que eu teria todos os cuidados", revela.

Mãe de Laura, a professora Jaqueline Weiermuller, de 36 anos, diz que apesar da paralisação nas aulas presenciais, a estudante realiza todas as tarefas propostas e participa da chamada uma "aula pública" uma atividade aberta a toda comunidade via Facebook da escola. Jaqueline conta ainda que alguns professores criaram um grupo de WhatsApp onde conversam com os pais no período de pandemia. Apesar do contato, a educadora revela que não há qualquer previsão de retorno das atividades presenciais. "Para os pais e para as crianças não estão passando nada", diz. Sobre o retorno das aulas, Jaqueline também mostra preocupação e diz que não mandaria a filha à escola se não fosse obrigatório. "Não acho necessário voltar esse ano. Eu não mandaria a Laura agora, tenho bastante medo", revela.

Retorno indefinido

O governador Eduardo Leite apresentou na quinta-feira (30) o resultado da pesquisa feita com instituições de ensino do Estado sobre a volta às aulas presenciais. Entre os quatro cenários fechados, propostos pelo governo, o vencedor foi o "B", o qual estabelece a retomada do ensino presencial em cinco etapas, a começar pelos ensinos Médio e Técnico. Quando as sugestões foram propostas pelas instituições, a maioria prefere a retomada pelo Ensino Superior.

A decisão a respeito da retomada do ensino presencial, entretanto, ainda não está tomada. O governo do Estado segue debatendo internamente a questão, com as equipes técnicas, prefeitos e entidades que representam a educação.

Nas escolas municipais, Campo Bom foi o primeiro município da região a retomar as aulas remotas com validação. Em Ivoti, as aulas remotas começaram em 4 de maio e também foram validadas. Taquara retomou no início de junho. Em Dois Irmãos, as atividades pedagógicas não presenciais foram aprovadas em 3 de junho. Sapiranga e Novo Hamburgo ainda não definiram a retomada.

Campo Bom foi o primeiro município da região a retomar as aulas remotas com validação. Em Ivoti, as aulas remotas começaram em 4 de maio e também foram validadas. Taquara retomou no início de junho. Em Dois Irmãos, as atividades pedagógicas não presenciais foram aprovadas em 3 de junho. Sapiranga e Novo Hamburgo ainda não definiram a retomada.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual