Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo Vai esfriar

Onde tem chance de neve no final de semana

Para as regiões mais baixas, chuva congelada e neve granular não estão descartadas segundo previsão da MetSul

Publicado em: 18.08.2020 às 03:00 Última atualização: 18.08.2020 às 10:13

Neve granular deixou branco o asfalto no Liberdade, em Novo Hamburgo, no ano de 2006 Foto: Reprodução
Preparem os cobertores e os celulares para garantir boas fotos. Com o alerta de que uma massa de ar polar enorme e muito intensa vai atingir o Rio Grande do Sul nesta semana, a expectativa é que a região possa mais uma vez registrar neve. Segundo a MetSul Meteorologia, as fortes massas de ar frio ocorrem quase todos os anos no Sul do Brasil, mas esta será excepcionalmente forte e abrangente. A queda da temperatura será sentida a partir da quarta-feira à noite e entre quinta e sábado pode nevar na Serra e Aparados.

Para a Região Metropolitana e Vales do Sinos e Paranhana não se pode descartar chuva congelada ou neve granular, mas a chance é pequena. Conforme a MetSul, a combinação de ar gelado, umidade e vento vai formar o ambiente ideal para o fenômeno. A sexta-feira deve ser o dia mais gelado, com o amanhecer entre 2 e 4 graus, mas sensação térmica mais baixa. Em São Francisco de Paula, os meteorologistas apostam em possibilidade alta de neve no período, o que pode acontecer também em Gramado e Canela. No domingo, o frio começa a perder força e a temperatura deve passar dos 20 graus.

A última grande neve registrada na região foi em 27 de agosto de 2013, segundo o responsável pela Estação de Meteorologia de Campo Bom, Nilson Wolf. Na data, em São Chico, a neve começou à noite e parou somente na manhã seguinte.

Marinha alerta para vento no mar

A Marinha do Brasil distribuiu nota alertando que "a aproximação e a passagem de uma frente fria poderão provocar ventos de direção Nordeste a Noroeste e, posteriormente, Noroeste a Sudoeste, com intensidade de até 75 km/h, na faixa litorânea".

Neve em Novo Hamburgo

Rua Duque de Caxias, em Salvador do Sul, em 1994 Foto: Zeno Evídio Becker/Reprodução
Em 2006 o fenômeno pôde ser visto em praticamente toda a região. Inclusive, nevou em Novo Hamburgo e Campo Bom, e o fato histórico foi manchete do Jornal NH no dia 5 de setembro. No dia anterior, por volta das 15 horas, a neve apareceu por cerca de três minutos em Novo Hamburgo, sem acumular. Quase duas horas depois, às 16h45, uma chuva congelada, misturada com neve granular pintou de branco as ruas e os telhados das casas no bairros Liberdade, parte do Santo Afonso e em bairros vizinhos de São Leopoldo. Também foi visto o fenômeno em Lomba Grande.

 

Atmosfera extremamente resfriada

No ano de 1994 várias cidades da região, como Morro Reuter, Nova Petrópolis e Salvador do Sul, no Vale do Caí, registraram ocorrência de neve. Já para esta semana a MetSul Meterologia destaca que a ocorrência de chuva congelada pode acontecer até em locais de menor altitude, mesmo ao nível do mar. Isso ocorre porque a atmosfera estará extremamente resfriada a partir de quinta-feira e este tipo de precipitação tem chances de acontecer com a temperatura em superfície acima de 5 graus. De acordo com a MetSul, a chuva congelada lembra um pequeno granizo. A explicação está porque quando a neve cai da nuvem, encontra uma camada mais quente e derrete, virando água novamente, e depois uma camada mais fria, onde recongela, mas como uma neve.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.