Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Prevenção

Jogo de prevenção ao câncer infantojuvenil é finalista em festival

Game é desenvolvido pela Universidade Feevale e voltado para profissionais da saúde e da educação

Publicado em: 29.10.2020 às 05:00 Última atualização: 29.10.2020 às 09:52

O game tem a narrativa no formato de história visual Foto: Reprodução/Universidade Feevale
O jogo de prevenção ao câncer infantojuvenil Educa Saúde, desenvolvido pela Universidade Feevale, é finalista na categoria "Serious Game" do Festival de Jogos do SBGames Recife 2020 - maior evento de jogos e entretenimento digital da América Latina. O jogo criado na Feevale está entre os seis melhores da categoria em todo o País. Os games ficarão expostos no Festival Virtual a partir do dia 7 de novembro, no site www.sbgames.org. Após avaliação por uma banca de especialistas, o resultado será divulgado no dia 10 de novembro, último dia do festival.

O Educa Saúde é fruto de um projeto que contou com a parceria da Universidade do Estado da Bahia (Uneb/BA), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) do Rio de Janeiro. Voltado para disseminar conhecimentos sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil nos níveis primário e secundário, o projeto foi desenvolvido sob coordenação da professora Débora Barbosa.

O jogo é multiplataforma, ou seja, pode ser jogado em celulares com sistema Android e em computadores conectados à Internet. O game tem como foco a formação de profissionais de saúde, professores de escolas públicas e de classes hospitalares, além de associações de assistência à criança e ao adolescente com câncer.

Jornadas para perceber alterações

O jogo passa por duas jornadas, cada uma relacionada aos dois tipos de câncer infantil mais frequentes no Brasil: leucemia e sistema nervoso central. O jogador acompanha, na primeira, o dia a dia de uma escola e de profissionais da saúde como Agentes Comunitários de Saúde e médicos de Unidades Básicas, e na segunda, os profissionais de saúde e o cotidiano de uma família que tem uma criança com câncer no sistema nervoso central.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual