Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Situação crítica

Novo Hamburgo segue com lotação máxima nas UTIs dos três hospitais

Em apenas cinco dias, Município registrou 524 novos casos de Covid

Por Micheli Aguiar
Publicado em: 06.12.2020 às 09:31 Última atualização: 06.12.2020 às 09:35

Hospital Municipal de Novo Hamburgo estava com 35 leitos de UTI ocupados na manhã deste domingo Foto: Comunicação FSNH/Divulgação
Com 9.527 confirmações de Covid e registrando uma alta expressiva de novos casos nas últimas semanas, Novo Hamburgo ultrapassou o limite de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Conforme dados da plataforma Covid do governo do Estado, na manhã deste domingo (6), 73 pacientes estavam internados nas UTIs dos três hospitais do Município.

O número é maior do que a capacidade instalada, que originalmente é de 62 leitos. Desse total, a maioria das internações é de pacientes com Covid. Trinta e seis já tiveram diagnóstico confirmado, outros sete são tratados como suspeitos e 30 estão em tratamento intensivo por outras doenças.

Durante toda a pandemia, em nenhum momento, o Município havia chegado a uma situação como esta, precisando abrir leitos de forma emergencial para atender os pacientes. Em junho, quando os três hospitais somavam 44 leitos de UTI, a lotação chegou a 100%. Com a abertura de novas unidades, em julho, no primeiro pico da pandemia, a situação não chegou nem perto do extremo vivido nos últimos dias.

Para se ter uma ideia da velocidade das contaminações em Novo Hamburgo, só na última semana, de segunda a sexta-feira, o Município confirmou 524 novos casos de Covid. No início da pandemia, para chegar a 524 pacientes com coronavírus, Novo Hamburgo precisou de 84 dias.

Hospital Municipal

No Hospital Municipal a lotação em UTI era de 100% na manhã deste domingo. 71,4% dos 35 leitos, ou seja, 25 unidades, eram ocupados por pacientes com Covid (19) ou suspeita (6). Dos 35 respiradores disponíveis na casa de saúde, 28 estavam em uso. Já as internações em leitos de enfermaria Covid estavam em 50,6% de ocupação, com 40 dos 79 espaços ocupados.

Hospital Unimed

No Hospital Unimed, a situação era mais delicada. Todos os habituais 10 leitos de UTI estavam ocupados e outros oito foram aebrtos para suprir o aumento da demanda. Também na Unimed, os pacientes com Covid eram a maioria dos internados, 13 dos 5 já tinham confirmação para coronavírus. A situação também é delicada nos leitos de enfermaria. Todos os sete estavam ocupados nesta manhã.

A Unimed orienta que pacientes com sintomas leves de Covid não se dirijam imediatamente ao Pronto Atendimento sem antes contatar o plano para que seja orientado na busca pelo atendimento. 

Hospital Regina

Os atendimentos no Hospital Regina seguem com restrição a pacientes com sintomas de Covid. A medida, adotada no dia 24 de novembro, tinha previsão de 72 horas de duração, mas até o momento a situação não melhorou. 

Neste domingo, o Hospital Regina tinha 20 pessoas internados em UTI, 15 dos internados eram pacientes sem confirmação de Covid, diferentemente do Hospital Municipal e Hospital Unimed, onde a maioria é de pacientes com coronavírus.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual