Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Descarte irregular

Lixo e fumaça já viraram rotina em rua do bairro Santo Afonso

Moradores da Rua Hugo Erni Feltes são prejudicados com o depósito irregular em terreno baldio

Por Susi Mello
Publicado em: 05.01.2021 às 08:49 Última atualização: 05.01.2021 às 08:56

Moradores reclamam de depósito de lixo a céu aberto na Rua Hugo Erni Feltes, no bairro Santo Afonso Foto: Susi Mello/GES-Especial
O depósito irregular de lixo, somado à fumaça provocada pela queima do material, continua a afetar a rotina de quem vive na Rua Hugo Erni Feltes, no bairro Santo Afonso. O acúmulo de resíduos domésticos, móveis e até animais mortos, depositados especialmente por catadores, já é histórico em um terreno baldio da via, próximo ao número 206. A Secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários informa que a limpeza está na programação dos próximos dias, mas o depósito de lixo é um problema frequente naquela área na qual foram realizadas diversas vezes a limpeza no mesmo local.

"A solução seria a Prefeitura acionar o dono do terreno para fechá-lo. Assim, impediria que os materiais fossem depositados no local", sugere o beneficiário do INSS, Valdoir Rodrigues de Oliveira, de 51 anos, que já protocolou na Administração pedidos para limpeza do espaço.

A Prefeitura informa que o proprietário do terreno já foi notificado para que coloque um muro ou cerca no local e deverá ser novamente notificado após a limpeza da área nos próximos dias. "No caso de não cumprimento, poderá haver multa", diz nota enviada pela Prefeitura.

Para quem vive nas proximidades, a convivência com a situação é triste. "Não dá para aguentar o cheiro do lixo, carniça e da fumaça que invade nossas casas, quando alguém resolve colocar fogo", relata a costureira de bolsas, Noeli Klamp, 57, que mora há 35 anos nas proximidades.

A comerciante Nilce de Souza, 49, esposa de Valdoir, conta que até seu estabelecimento é prejudicado. "Conforme o dia, ainda mais no verão, meus clientes nem ficam muito tempo por conta do cheiro ruim do lixo e fumaça", relata.

Comunidade deve auxiliar

A Secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários reforça a importância de depositar os entulhos e o lixo nos locais destinados a isso. O responsável pela limpeza da pasta, Paulo Vargas, esclarece que como a área é limite com São Leopoldo, muitas pessoas dos dois municípios acabam depositando os entulhos no local. "Os próprios moradores podem ajudar a orientar se virem alguém colocando lixo ali".

Onde depositar

Há dois ecopontos que recebem resto de podas, móveis, materiais de construção e outros tipos de lixo. No bairro Santo Afonso, o Ecoponto fica na Avenida Montevideo, 520, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 8 horas às 11h30. Já o Ecoponto Canudos fica na Rua Estocolmo, 809, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.