Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Mobilização nacional

Sindicato faz manifestação em agências do Banco do Brasil de Novo Hamburgo e região

O ato, que faz parte de uma mobilização nacional, é um protesto contra o plano de reestruturação da instituição financeira. Apesar da manifestação, o atendimento aos clientes do banco segue funcionando.

Por Susi Mello
Publicado em: 29.01.2021 às 10:12 Última atualização: 29.01.2021 às 10:16

Faixas e cartazes foram colocadas nas fachadas das agências do Banco do Brasil na região Foto: Susi Mello | GES-Especial

O Sindicato dos Bancários e Financiários de Novo Hamburgo e Região faz uma manifestação em frente as agências do Banco do Brasil nesta sexta-feira (29). O ato, que faz parte de uma mobilização nacional, é um protesto contra o plano de reestruturação da instituição financeira. A mobilização conta carro de som, faixas e cartazes em frente às agências. Apesar da manifestação, o atendimento aos clientes do banco segue funcionando.
Em Novo Hamburgo e Região, a mobilização no chamado Dia Nacional de Luta em Defesa do Banco do Brasil, foi aprovada através de assembleia virtual na segunda-feira (25). Segundo o sindicato, a ação é uma resposta ao plano que prevê o fechamento de mais de 300 unidades no País, demissão de 5 mil empregados e a extinção da função de caixa.

Ainda de acordo com o sindicato, na região, as manifestações acontecem em todas as agências, com distribuição de material informativo nas agências de Novo Hamburgo, Ivoti, Estância Velha, Dois Irmãos, Sapiranga e Campo Bom.



Atendimentos permanecem mesmo com mobilização

Manifestação Banco do Brasil Foto: Susi Mello | GES-Especial
A mobilização ainda não afetou os atendimentos ao público em Novo Hamburgo. A gerente geral da agência, localizada em frente a Praça 20 de Setembro, Clarissa Lorensini, diz que o funcionamento é normal nesta manhã. "Só mudará se ocorrer algum bloqueio por conta da ação do sindicato", declarou.

Em frente à agência, representantes Sindicato dos Bancários e Financiários Novo Hamburgo e Região e alguns funcionários da agência, estão mobilizados. Joey de Farias, Coordenador da Secretaria de Formação, Cultura, Esporte e Lazer, declara que a adesão ao manifesto ainda é pequeno na região. "O sindicato montou estrutura em frente das agências para convencer colegas, mas é uma adesão incipiente e os bancos estão funcionando a princípio", explica.
Ele explica que a mobilização é pela reestruturação do BC que dá conta do fechamento de 300 agências, demissão voluntária de 5 mil funcionários e redução salarial e extinção de alguns cargos do banco.

De acordo com o sindicato, a agência da Avenida Nações Unidas vai fechar as portas em Novo Hamburgo. Em outras cidades da região do sindicato, Sapiranga, Campo Bom, Ivoti, Estância Velha, Dois Irmãos, não há informações de fechamento. "Não temos dados de quando será a das Nações Unidas, mas não tem caixa lá. Nossa preocupação é com a precarização dos atendimentos. Têm menos caixas e nossa preocupação é essa", sublinha Farias.

Plano de reorganização

O Banco do Brasil informou na segunda-feira (11) que aprovou um plano de reorganização para ganhos de eficiência operacional que prevê, entre outras medidas, o fechamento de 112 agências da instituição, além da criação de um Programa de Adequação de Quadros (PAQ) e de um Programa de Desligamento Extraordinário (PDE). O banco diz que a implementação plena das medidas deve ocorrer durante o primeiro semestre deste ano.

O plano de reorganização apresentado pelo banco prevê a otimização em 870 pontos de atendimento do País, com a desativação de 361 unidades (112 agências, sete escritórios e 242 postos de atendimento), a conversão de 243 agências em postos de atendimento e oito postos de atendimento em agências, transformação de 145 unidades de negócios em Lojas BB, sem guichês de caixa, relocalização compartilhada de 85 unidades de negócios e criação de 28 unidades de negócios (14 agências especializadas agro e 14 escritórios leve digital).


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.