Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Patrimônio histórico

Restauração de casarão histórico de Hamburgo Velho pode sair pela Lei Rouanet

Imóvel que fica ao lado da Fundação Scheffel poderá ser restaurado por meio da destinação de parte do Imposto de Renda

Por Matheus Chaparini
Publicado em: 04.02.2021 às 07:00

Casa Nicolau Schmitt fica ao lado da Fundação Scheffel e foi comprada pelo artista em 1983 Foto: Matheus Chaparini/GES-Especial
Um dos imóveis mais antigos de Novo Hamburgo encontra-se em péssimo estado. Construída em 1874 em estilo neoclássico, a casa de mais de mil metros quadrados foi residência de Nicolau Schmitt, filho mais velho de Johann Peter Schmitt, considerado fundador de Hamburgo Velho.

Hoje, o imóvel se resume a quatro paredes. Com a fachada desfigurada, sem telhado ou assoalhos, o local teve portas e janelas lacradas em função de arrombamentos. Fechada desde 2015, ela tem agora uma perspectiva de voltar a servir à comunidade. No fim de janeiro, a Fundação Scheffel, proprietária do imóvel, obteve aprovação do governo federal para captar recursos para o restauro, via Lei Rouanet.

O projeto, elaborado com apoio do Ministério Público, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Prefeitura, prevê duas etapas. A primeira inclui estrutura e telhado. A segunda é a recuperação da fachada.

O restauro do imóvel está orçado em R$ 7,6 milhões e inclui ainda sistema de ar-condicionado e elevador. A antiga escadaria também será reconstruída.

No térreo, ficará o arquivo histórico da Fundação Scheffel. No segundo, será criado um espaço para receber eventos culturais. O terceiro piso ganhará uma ligação externa com a casa ao lado, também pertencente à Fundação, ampliando o espaço de exposição da obra do artista que dá nome ao local.

A meta é que a casa esteja restaurada até 2024, quando será comemorado o segundo centenário da imigração alemã no Brasil.


Com o projeto aprovado, a Fundação Scheffel busca recursos para tocar a obra. Pessoas e empresas podem destinar parte do valor de Imposto de Renda (IR). O projeto está enquadrado na Lei Rouanet, o que garante 100% de abatimento do imposto.

No caso de pessoas jurídicas, é necessário ter declaração de IR por lucro real e pode-se participar com até 4% do IR devido.

Para pessoas físicas, é necessário ter a declaração de IR completa e pode-se participar com até 6% do imposto devido.

História da casa

Entorno da Casa Nicolau Schmitt na década de 1920 Foto: Acervo Fundação Scheffel
Curador da Fundação Scheffel, Angelo Reinheimer conta que o imóvel foi adquirido pelo artista Ernesto Frederico Scheffel em 1983 - ele faleceu em 2015, aos 87 anos. Na infância, Scheffel, ficava encantado ao passar de ônibus pelo local.

"O sonho dele era recuperar as linhas da casa. A fachada está completamente descaracterizada, mas é a casa original, a estrutura é a mesma. A gente vai levar o mais próximo possível ao que era antes, mas deixando claro que é uma intervenção atual", afirma Reinheimer.

A casa integra um conjunto de três imóveis, que inclui a sede da fundação e a Casa Schmitt-Presser, primeiro imóvel do bairro a ser tombado, na década de 1980.

"A casa é importante por ser parte da história da família Schmitt, que teve papel de grande relevância no desenvolvimento do lugar", conclui Reinheimer.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.