Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Drive-thru

Vacinação recebe o reforço de estudantes da Feevale em Novo Hamburgo

Acadêmicos da universidade auxiliam a Prefeitura nos drive-thrus na Fenac. Ontem, mais de 1,1 mil profissionais da saúde foram vacinados

Por Débora Ertel
Publicado em: 11.02.2021 às 06:05 Última atualização: 11.02.2021 às 07:44

O primeiro dia do mutirão de vacinação contra o novo coronavírus destinado aos profissionais da saúde foi de intenso movimento na Fenac, em Novo Hamburgo. Para dar conta de atender ao público que formou filas nos pavilhões nesta quarta-feira (10), a Prefeitura contou com o apoio dos estudantes de Enfermagem da Universidade Feevale.

Foram vacinadas 1.140 pessoas. Nesta quinta-feira (11), a campanha é das 16 às 20 horas, com entrada pelo Portão Principal, na Av. Nações Unidas, e saída pela Rua Três de Outubro.

Até a semana passada, a Prefeitura contava com quatro equipes de vacinação, formadas por duas pessoas cada. Na quarta, sete alunos da Feevale auxiliaram na aplicação das doses. Já sexta-feira (12), outros 14 estudantes ajudarão a imunizar os idosos acima dos 85 anos de idade.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

O público-alvo do drive-thru são os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos e psicólogos da rede pública e privada da cidade.

É obrigatória a apresentação da carteira de identidade profissional (com foto), assim como comprovante de residência de Novo Hamburgo em nome do profissional, ou cartão SUS, ou carteira de trabalho que comprove que trabalhe no Município.

Demais profissionais de saúde, como educadores físicos e veterinários, devem ser imunizados quando mais doses forem enviadas pelo Estado. A mesma regra vale para os estudantes da área da saúde que já têm práticas em hospitais.

As casas de saúde continuarão recebendo vacina e aos poucos poderão ampliar para os demais profissionais. Novo Hamburgo tem 9 mil trabalhadores da saúde.

Prefeitura esclarece sobre atendimento no drive-thru

O secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, explica que o sistema de drive-thru é apenas uma das alternativas de vacinação adotadas na cidade. O secretário acrescenta que não será possível vacinar pessoas que cheguem a pé aos drive-thrus.

Na próxima semana, serão definidas unidades da rede básica onde os profissionais de saúde poderão ser vacinados. A imunização também já ocorreu nos hospitais da cidade, além de clínicas e postos de saúde.

Para atender os idosos acima dos 85 anos, além do drive-thru desta sexta, na semana que vem também serão definidas as unidades da rede básica para a vacinação, além da Casa de Vacinas.

 

Idosos acima de 85 anos serão vacinados na sexta-feira

Amanhã é a vez dos idosos acima de 85 anos receberem a proteção contra a Covid-19, na Fenac. O atendimento será das 9 às 16 horas, com entrada pelo Portão Principal (Avenida Nações Unidas) e saída pela Rua Três de Outubro. A estimativa de público é de 1,6 mil pessoas. É necessário levar o cartão SUS e documento com foto. Caso o idoso não tenha o cartão SUS, deve apresentar um comprovante de endereço.

Já hoje continua a vacinação a domicílio das pessoas a partir de 60 anos acamadas. Caso o idoso não receba a visita, a orientação é que o responsável entre em contato com a unidade de saúde mais próxima.

 

Estado atualiza dados

Nesta sexta-feira, a Secretaria Estadual da Saúde atualizou as informações disponíveis no painel de vacinação (vacinômetro). Foram acrescentados os dados referentes à aplicação da primeira e segunda doses, além de quantas pessoas de cada grupo prioritário, incluindo a faixa etária dos idosos, foram vacinadas. Nas principais cidades de abrangência do Jornal NH, até a tarde de quarta-feira (10) apenas Igrejinha tinha atualizado esses números, com duas pessoas imunizadas na segunda dose.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.