Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Estrutura

Moradores reclamam de falta de manutenção no Cemitério Municipal

Secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários afirma que atos de vandalismo pioram situação e que aguarda orçamento para executar novas melhorias no local

Por Bruna Mattana
Publicado em: 21.03.2021 às 17:14

A situação do Cemitério Municipal Willy Martin, de Novo Hamburgo, causa preocupação a quem tem familiares enterrados no local. O auxiliar de produção Rodrigo Amaral das Chagas, 29 anos, tem a avó e a mãe sepultadas em gavetas no cemitério e reclama do descaso com a manutenção. "Se a gente não limpa, não tem limpeza. Vou com frequência visitá-las, mesmo morando no bairro Canudos, pois minha mãe faleceu há sete meses. Fico indignado ao ver o ambiente no qual ela está. É desumano."

Área das gavetas, após vandalismo, sofre com infiltração Foto: Arquivo pessoal
Ele reclama de infiltração, goteiras e risco de desmoronamento do muro de contenção. "A gente vê caixão atirado, tudo sujo. Faz tempo que a comunidade pede melhorias no local, mas nada é feito", desabafa.

A Prefeitura informou que a Secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários está ciente da situação. "Recentemente, o telhado do prédio onde ficam as gavetas para sepultamento recebeu um ataque de vandalismo, fato que originou a quebra de várias telhas da edificação. Com a chuva, uma infiltração está ocorrendo em alguns pontos. Brevemente, com dotação orçamentária para uma nova reforma, a pasta realizará a manutenção necessária."

Ainda de acordo com a administração municipal, o cemitério passa constantemente por serviços de limpeza, capina, poda e pintura. "Já o prédio em destaque (onde ficam as gavetas) recebeu uma grande reforma em 2018, quando foram trocadas toda a fiação elétrica, com a instalação de lâmpadas de Led, a colocação do telhado existente, e a pintura de todo o local. Mas, infelizmente, como informado anteriormente, vândalos depredaram o telhado." 

Em relação ao muro, a secretaria informou que está ciente da situação, e informa que não há, no momento, nenhum risco iminente de desabamento. "A pasta já está providenciando uma forma para a manutenção do local."

A Prefeitura reforça ainda, que, em caso de flagrante vandalismo, a população pode realizar denúncias para a Guarda Municipal nos telefones 153, 3524-8737 ou 3524-8738.




Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.