Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Novo Hamburgo

Pais devem assinar termo autorizando ou não retorno dos filhos à escola

Administração municipal garante que todas as escolas estão preparadas para cumprir protocolos sanitários

Por Ermilo Drews
Publicado em: 29.04.2021 às 20:58 Última atualização: 29.04.2021 às 21:07

Escolas municipais de Novo Hamburgo vão voltar em 10 de maio Foto: Lu Freitas/ PMNH
Pais ou responsáveis por alunos da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo devem assinar termo de responsabilidade permitindo ou não a participação presencial dos estudantes em sala de aula. Nesta quinta-feira (29) a Prefeitura de Novo Hamburgo anunciou o retorno as aulas nas escolas a partir de 10 de maio nas 89 instituições de ensino municipais.

Ao todo, 24 mil alunos estão aptos a voltar para os colégios da rede, sendo 8 mil da educação infantil. Instituições privadas já estavam autorizadas a retornar na cidade e a rede estadual voltará a partir da próxima segunda-feira, dia 3, mas de forma gradual.

No entanto, como a decisão é opcional e cabe a cada família, não se sabe ao certo quantos estudantes irão retornar. Por isso, na próxima semana, os pais devem autorizar ou não a volta por meio da assinatura de um termo de responsabilidade. Para isso, devem procurar as escolas onde os filhos estão matriculados. Haverá a opção de ensino remoto àqueles que optarem permanecer em casa. Professores com comorbidades poderão encaminhar laudo à Secretaria Municipal da Educação (Smed), que irá avaliar cada caso.

Em live na noite desta quinta-feira com a secretária municipal da Educação, Maristela Guasselli, a prefeita Fatima Daudt admitiu que o ideal era o retorno com todos os professores vacinados, mas frisou que isso depende do encaminhamento de mais vacinas pelo governo federal e da inclusão dos educadores no topo da lista de prioridades, o que depende do Ministério da Saúde. “Os prefeitos estão pressionando para isso.”

A secretária Maristela demonstrou preocupação com a defasagem de aprendizado que a pandemia causou e frisou que todas as escolas contam com planos de contingência, prevendo a adoção de protocolos sanitários, como distanciamento de 1,5 metro entre os alunos em sala de aula, além da adoção de medidas de higienização.

Ela frisou a importância de os pais deixarem claro no termo de responsabilidade se autorizam ou não o retorno do filho às aulas presenciais. De acordo com ela, a medida é necessária para saber o número de alunos que deverão retornar às escolas a partir de 10 de maio e organizar os espaços comuns nas instituições de ensino, seguindo as determinações dos protocolos sanitários estabelecidos.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.