Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Rede municipal

Retorno do ensino presencial em Novo Hamburgo conta com adesão de 61% das famílias

Escolas da rede municipal reabriram nesta segunda-feira após um ano sem receber alunos. Em greve, 42 professores não compareceram segundo a Prefeitura

Publicado em: 10.05.2021 às 17:02 Última atualização: 10.07.2021 às 16:23

Volta às aulas presenciais na EMEF Pres. Floriano Peixoto Foto: Inezio Machado/GES

A retomada do ensino presencial na rede municipal de Novo Hamburgo esta semana conta com a adesão de mais da metade das famílias. Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Educação (SMED), cerca de 60% dos responsáveis indicaram o retorno dos filhos já na primeira semana de aula. A decisão sobre a participação presencial das crianças na escola é tomada pelas famílias e registrada a partir da assinatura de um termo de responsabilidade.

As escolas municipais voltaram a receber estudantes já na manhã desta segunda-feira (10), seguindo uma série de protocolos. Apesar da Greve Sanitária em Defesa da Vida anunciada pela categoria, a grande maioria dos professores compareceu neste primeiro dia. De acordo com a Prefeitura, somente 42 educadores faltaram - o que equivale a 2% do número total de profissionais, que se aproxima de 2 mil.

A secretária de Educação de Novo Hamburgo, Maristela Guasselli, afirma que, como o município conta com 89 escolas e as faltas não ficaram concentradas em única instituição, os diretores conseguiram administrar a situação, sem precisar mandar alunos de volta para casa. "A expectativa foi contemplada", avalia.

O presidente do SindiprofNH, Gabriel Ferreira, diz que o sindicato ainda não fez um levantamento, mas acredita que o número da professores faltantes seja maior. "Pelos relatos, a gente acredita que é mais do que isso, até porque tem professores que não trabalham hoje, mas trabalham amanhã", justifica.

"E também muitas pessoas foram hoje para a escola e viram a realidade, então, isso pode pesar e gerar maior adesão ao movimento", acrescenta. O SindiprofNH realiza, no fim da tarde desta segunda-feira, uma reunião virtual de avaliação. De qualquer forma, segundo o presidente, a greve está mantida.

Retorno do ensino presencial em Novo Hamburgo conta com adesão de 61% das famílias Foto: Inezio Machado/GES

Protocolos

Previsto no calendário escolar da Rede Municipal de Ensino, o ensino híbrido adotado neste momento combina ações realizadas nas escolas e em casa. Para reforçar os cuidados sanitários e evitar a transmissão do novo coronavírus, novos protocolos foram incluídos na rotina escolar. Ações como aferição da temperatura, uso de máscaras, distanciamento e utilização de álcool gel foram adotadas pelas instituições.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Floriano Peixoto, no Bairro São Jorge, professoras distribuíram máscaras e orientaram os estudantes nesta manhã sobre a importância dos protocolos. Veja no vídeo abaixo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.