Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Imunização

Novo Hamburgo deve aplicar mais de 2 mil doses da Pfizer até sexta-feira

Imunizante tem condições especiais de armazenamento e de aplicação

Por Joyce Heurich
Publicado em: 26.05.2021 às 03:00 Última atualização: 26.05.2021 às 11:44

Novo Hamburgo inicia aplicação da vacina do imunizante da Pfizer contra a Covid-19 Foto: Joyce Heurich/GES-Especial
Até sexta-feira, Novo Hamburgo deve aplicar 2.088 doses da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. A primeira remessa do imunizante chegou à cidade segunda-feira. Diferentemente da CoronaVac e da AstraZeneca, essa vacina pode ficar armazenada por apenas cinco dias em temperaturas entre 2 e 8 graus, depois desse prazo perde a validade e precisa a ser descartada. Essa é a orientação atual da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Leia notícias sobre coronavírus

Para atingir o objetivo sem desperdício, a Prefeitura enviou doses para a Casa de Vacinas e oito postos de saúde. A aplicação do novo imunizante, que começou na terça-feira, está sendo feita, somente por agendamento, para gestantes e puérperas (pós-parto até 45 dias) que tenham comorbidades, além de pessoas com 18 anos ou mais com comorbidades. O agendamento pode ser feito pessoalmente ou por telefone, junto às unidades.

O primeiro dia já teve bastante procura. Morador do Bairro São Jorge, o porteiro José Henrique Barth, de 39 anos, que possui comorbidades, foi um dos contemplados com a primeira dose da Pfizer na tarde de terça-feira, na Casa de Vacinas. "Felicidade. Ainda falta o meu irmão, mas já tô feliz da vida", definiu.

Novo Hamburgo inicia aplicação da vacina da Pfizer contra a Covid-19 Foto: Joyce Heurich/GES-Especial
A Casa de Vacinas recebeu 30 frascos, com seis doses cada - o suficiente para vacinar 180 pessoas até o fim da semana. Antes de ser aplicada, a vacina precisa ser diluída em um soro fisiológico. Feita a mistura, os profissionais têm até 6 horas para aplicar as seis doses desse frasco. Após esse período, se houver sobra, ela precisa ser descartada.

Para observar esses cuidados com o prazo de armazenamento e aplicação, a Secretaria Estadual da Saúde, junto com um representante da Pfizer, promoveu um treinamento para os municípios.

Responsável técnico pelo setor de Imunizações de Novo Hamburgo, o enfermeiro Edson Luís da Silva participou do encontro virtual. Ele afirma que, embora diferente em relação às outras vacinas contra Covid, que já vêm prontas, o processo de diluição exigido pela Pfizer é semelhante ao de outros imunizantes já adotados pelas equipes da Prefeitura.

"Não é muito mais complexa. O cuidado é muito mais com a questão de temperatura, o esgotamento das doses em tempo hábil, isso é o que exige mais atenção no trabalho. Não posso chegar no final de sexta-feira e ter vacinas ainda, sem poder usá-las", avalia Edson, ressaltando que os frascos podem ser remanejados conforme a demanda de cada unidade.

Segue AstraZeneca

Novo Hamburgo segue imunizando com a vacina AstraZeneca, da Fiocruz, nas unidades de saúde, por agendamento. Está aberta a agenda a pacientes com comorbidades, com 18 anos ou mais, para a primeira dose. Novo Hamburgo ainda tem pessoas na fila para segunda dose da CoronaVac. Além de aguardar a chegada de mais vacinas, o Município faz busca ativa de quem está em atraso.

Características

Para durar, a Comirnaty (vacina da Pfizer) precisa ser mantida em congeladores ultrafrios, com temperatura entre -90 e -60 graus. Em temperaturas menos frias, ela pode ser mantida por no máximo 14 dias, armazenada entre -25 e -15 graus. Uma vez descongelado, o imunizante pode ficar no máximo cinco dias em geladeiras de uso doméstico, em temperaturas positivas, entre 2 e 8 graus. São esses equipamentos, mais simples, que as salas de vacina dos municípios possuem. A recomendação é não utilizar essa vacina em drive-thrus.

O imunizante desenvolvido pela Pfizer (norte-americana) em parceria com a BioNTech (alemã) foi o primeiro a obter o registro de uso definitivo no Brasil junto à Anvisa. É uma vacina do tipo RNA mensageiro (mRNA). Usa parte de uma sequência do código genético do vírus como "receita" para o organismo produzir anticorpos.

Inicialmente, estudos clínicos comprovaram uma taxa de eficácia de 95% na prevenção da Covid-19 após as duas doses. Com o surgimento de novas variantes, entretanto, a taxa de eficácia foi atualizada para 91,3%. A vacina é 100% eficaz contra a versão severa da doença.

O intervalo recomendado entre as doses é de três meses, assim como a AstraZeneca. Reações adversas mais comuns incluem dor no local da aplicação, fadiga e dor muscular (raramente chegando a apresentar febre), que costumam aparecer em até 24 horas, com melhora em até 48 horas.

Onde agendar
Região ganha câmaras frias para guardar as vacinas

Nas últimas semanas, a região recebeu do governo estadual câmaras frias especiais para conservação de vacinas. Em todo o RS foram 199 municípios contemplados, sendo 27 da região. Ao todo os Vales do Sinos, Paranhana, Caí e a Serra receberam 57 unidades.

As câmaras de conservação operam com temperaturas entre 2 e 8 graus e têm capacidade de 200 litros. Os equipamentos também têm autonomia para manter a refrigeração por até 72 horas, em caso de falta de energia elétrica.

O objetivo é aprimorar a rede de frio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) com a substituição das geladeiras domésticas nas salas de vacinas dos municípios. Na região os municípios que já contavam com alguns equipamentos podem ampliar o número de postos com vacinação, especialmente neste momento em que as campanhas de vacinação contra a Covid-19 e da gripe ocorrem simultaneamente.

Dois Irmãos foi um dos municípios que recebeu três equipamentos. Para a secretária de Saúde, Aneliese Adriane Kich, é um reforço importante da estrutura. "O município havia adquirido outras três e com as que já tínhamos, mais essas que vieram do governo, conseguimos equipar praticamente 100% das nossas unidades de saúde. Elas garantem a entrega segura das vacinas."

Provimento

A distribuição das 310 câmaras pelo Estado foi concluída poucos dias antes da chegada das doses da Pfizer contra a Covid-19. Como essa vacina não pode ficar vulnerável à oscilação de temperatura, após o recebimento as doses devem ser armazenadas em temperaturas entre 2 e 8 graus por, no máximo, cinco dias, período em que as vacinas precisam ser aplicadas. (Suélen Schaumloeffel)

Municípios com os novos equipamentos

Alto Feliz - 1

Bom Princípio - 3

Campo Bom - 3

Canela - 1

Dois Irmãos - 3

Estância Velha - 3

Feliz - 2

Harmonia - 1

Igrejinha - 2

Imbé - 1

Linha Nova - 1

Montenegro - 1

Morro Reuter - 1

Nova Hartz - 3

Nova Petrópolis - 3

Osório - 2

Parobé - 3

Riozinho - 1

Rolante - 1

Salvador do Sul - 3

Santo Antônio
da Patrulha - 3

São Sebastião do Caí - 3

Sapiranga - 1

Taquara - 1

Tramandaí - 2

Três Coroas - 3

Vale Real - 1

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.