Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Meio ambiente

Ação estimula plantio de árvores em Novo Hamburgo

No Parcão, Prefeitura disponibiliza mais de duas mil mudas por meio da campanha 'Plante uma árvore!'

Por Susi Mello
Publicado em: 23.06.2021 às 06:09 Última atualização: 23.06.2021 às 07:39

A professora Irai Umpierre Barreto, 54 anos, não pensou duas vezes quando ficou sabendo de uma campanha hamburguense que incentiva o plantio de árvores. Ontem, um dia após a iniciativa "Plante uma árvore!", da Secretaria de Meio Ambiente, entrar em vigor, ela buscou mudas de araçá, manacá da serra e pata-de-vaca.

Ao todo, há mais de duas mil mudas disponíveis para doação no Parque Municipal Henrique Luis Roessler. É preciso protocolar o interesse pela muda e buscar no Parcão, de segunda a sexta-feira, 9 às 15 horas.

Irai e a filha Ana pegaram mudas de árvores no Parcão Foto: Susi Mello/GES-Especial

As mudas da professora serão plantadas nos arredores de sua casa, ela que escolheu as árvores acompanhada da filha, a designer de interiores Ana Umpierre, 29. "Quero fazer a minha parte social, ajudar o planeta, tirar o calor que tem e ainda aproveitar porque são plantas fitoterápicas. É o mínimo social que cada um deve fazer."

São oferecidas, de forma gratuita, espécies de manacá da serra, cedro, paineira, pata-de-vaca, ipê roxo, ipê amarelo, pitangueira, araçá, açoita cavalo, araçá, entre outras.

Conforme o gerente de arborização da Semam, Decio Corrêa Marques, o grande volume de mudas disponíveis é por conta da compensação de um empreendimento. Além das duas mil, estão para chegar mais 800. "A legislação municipal diz que, para cada árvore removida, se deve compensar plantando de uma a três ou, dependendo do caso, pode ser até mais. Às vezes, essa pessoa não onde plantar, acaba doando para nós e encaminhamos para a comunidade."

Cuide ao escolher sua muda

- Escolha a espécie adequada ao espaço. O ipê amarelo, por exemplo, pode chegar a seis metros, enquanto que o roxo pode ir a 20 metros de altura

- Lembre que a árvore adulta poderá atingir a rede elétrica na área de passeio ou sua casa. A recomendação é evitar problemas. Para isso, verifique sempre a altura que a árvore poderá chegar.

- A raiz da árvore geralmente vai ocupar o espaço da projeção da copa. Se a copa da árvore tem 10 metros de diâmetro, a raiz terá a mesma medida em diâmetro.

Faça o protocolo

Para retirar as mudas, os interessados devem abrir um protocolo por meio do telefone 3097-9400. Após a abertura é necessário ir até o Parcão, na Rua Barão de Santo Ângelo, 1787, em Hamburgo Velho, de segunda a sexta, das 9 às 15 horas, com o número do protocolo para fazer a escolha da espécie. Para quem se dirigir ao Parcão de carro, pode utilizar a entrada de veículos do Parque, localizada na Rua Almiro Lau, esquina com Rua Júlio Luis Steigleder.

Conheça algumas:

Manacá da serra - Árvore de médio porte, que pode chegar a 10 metros de altura. A flor dela "amadurece" e troca de cor, começando branco, passando pelo lilás até fica roxa.

Ipê roxo - Tem a folha mais lisa. É de grande porte podendo alcançar 20 metros de altura. É preciso espaço para crescimento

Ipê amarelo - De pequeno porte, chegando a seis metros. A árvore, com folhas de toque aveludado, é adequada para pequenos espaços.

Chau-chau - Espécie nativa, de crescimento rápido. Sua sombra é favorável e é adequada para ser plantada em passeios públicos

Araticum - Também conhecida como Quaresma, por conta da fruta crescer nesse período. Há quem a confunda com árvore do fruto do conde. A árvore pode chegar a 10 metros de altura.
Fonte: Carlos Drum, técnico rural da Semam

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.