Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Segurança

Carro suspeito fotografando casas assusta moradores no bairro Liberdade

Alerta foi feito através de grupo de vizinhos em aplicativo; Desde março os moradores percebem a movimentação suspeita que foi flagrada por câmeras de segurança

Por João Ávila
Publicado em: 17.07.2021 às 11:34 Última atualização: 19.07.2021 às 07:00

"Bom dia pessoal. Este HB20 preto que aparece na filmagem está parando em frente das casas aqui na Rua Rio Tietê e tirando foto." Esta é apenas uma de dezenas de mensagens trocadas por moradores do bairro Liberdade, em Novo Hamburgo. Conforme a conversa avança, outros relatos são feitos. As pessoas vão se identificando e dizendo onde isso está acontecendo. Já tem registro do veículo, captado por câmeras de vigilância. O que não diminui o medo das pessoas, intrigadas, que relatam situação parecida em outro ponto do bairro. "Ontem (quinta-feira, 15) passaram na Rio Negro fotografando as casas. Um carro com duas mulheres. Paravam na frente das casas e fotografavam", diz outro morador. 

Alerta sobre o carro em atividade suspeita pela bairro foi realizado por grupo no WhatsApp Foto: Reprodução WhatsApp

Este foi localizado pela reportagem. "Os moradores relatam que tem percebido (a presença do carro) desde o mês de março", diz. Questionado se contataram com a Polícia, afirma que "pede a placa (a Polícia) do automóvel, e como geralmente é ao entardecer para a noite, não conseguem anotar". Segundo ele, não há registro de algum delito praticado a partir da presença do carro, mas estranha o fato, "que se repete há várias semanas".

Uma mulher da Rua Catalão disse que a casa foi arrombada duas vezes. Outra afirma que, na semana passada, foi assaltada na rua. Caminhava quando um carro preto parou ao lado, o carona apontou uma arma e levou um aparelho celular.

Câmeras flagraram

Alguns dos vídeos feitos por câmeras de vigilância de residências e empresas do bairro já estão salvos e serão entregues à Brigada Militar. Para o coronel Daniel Schulz Coelho, comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Sinos (CRPO-VS), a participação da comunidade é fundamental. "É muito importante que a comunidade esteja atenta e participativa na prevenção de delitos, comunicando ativamente a Brigada Militar de anormalidades na rotina do bairro", diz ele, um entusiasta da participação do cidadão "na aproximação da Brigada com a comunidade, organizando ações prevencionistas, através de grupos com aplicativos de comunicação, reuniões presenciais ou de videoconferência e proximidade dos policiais com a população".

Sobre a identificação deste veículo específico, o coronel lembra que o Município tem cerco eletrônico, com câmeras de vigilância, que pode não identificar a suspeita na hora, mas depois tem como buscar a identificação do veículo pelas características. "É importante que as pessoas exponham no grupo as características do carro, a placa, para que ele saiba que já foi percebido." E conclui: "A comunidade é engrenagem fundamental para o bom funcionamento dos órgãos de segurança publica. Precisamos da comunidade crítica, atenta e participativa para contermos a criminalidade."

O delegado de polícia Alexandre Quintão também diz que os moradores devem reunir o máximo de informações possíveis, "com placa do veículo, características e fazer boletim de ocorrência informando o fato". Diz ainda que é importante avisar a Brigada Militar no momento que está acontecendo, para que seja feita feita abordagem e identificação dos suspeitos. Também é sugerido que se faça um boletim de ocorrência.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.