Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Emprego

Novo Hamburgo terá mais 1,3 mil vagas em agosto, diz Prefeitura

Mil destas vagas são em empresa de serviços, setor que se destaca na região

Por Juliana Nunes
Publicado em: 03.08.2021 às 03:00

Quase 1,3 mil vagas de emprego serão ofertadas em Novo Hamburgo no mês de agosto. Destas, mil são para o cargo de Especialista de Atendimento e Negócios, após parceria entre uma empresa de tecnologia e a Prefeitura. As 1.300 oportunidades serão disponibilizadas ao longo de agosto na Agência Municipal de Empregos (AME).

"O trabalho é um dos pilares mais importantes da cidadania. Como prefeita de Novo Hamburgo, me sinto gratificada em poder participar desta conquista para milhares de hamburguenses", destaca a prefeita Fatima Daudt.

O nome da empresa não foi confirmado oficialmente, mas fonte dá conta de que se trata de empresa do grupo Santander. No site da Central de Atendimento Remoto de Alta Tecnologia SX Negócios, que antes era chamada de Toquefale, há vaga anunciada para o mesmo cargo (sem especificar a quantidade).

Retomada do setor

A oferta vem ao encontro da retomada do setor de serviços, um dos mais afetados com a pandemia do novo coronavírus.

Conforme as Estatísticas Mensais do Emprego Formal, o Novo Caged, foram mais de 93 mil vagas de emprego geradas no Estado no primeiro semestre de 2021, sendo quase 32 mil postos de trabalho no setor de serviços, ficando logo atrás da indústria, que empregou mais de 41,5 mil no primeiro semestre do ano. Em Novo Hamburgo, o segmento serviços vem em primeiro lugar, tendo criado 2.865 vagas nos primeiros seis meses de 2021, seguido da indústria com saldo positivo de 1.302 vagas.

"Está ocorrendo um movimento natural da economia. A indústria é sempre a primeira que puxa, depois vêm comércio e serviços. Este último foi o mais prejudicado, tinha um déficit muito grande e teve impacto nesta retomada do semestre no Brasil e também localmente. A gente vê empresas de tecnologia, startups e está voltando também outro tipo de serviço, muito bom para o empreender, como salões e academias de ginástica", avalia o economista e professor da universidade Feevale José Antônio Ribeiro de Moura.

Atuação hamburguense

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo, Paraskevi Bessa-Rodrigues, o resultado positivo tem relação com trabalho desenvolvimento pela gestão da prefeita Fatima Daudt. "Um trabalho coerente e com investimentos de longo prazo, realizados antes mesmo da pandemia. E em cima desta proposta temos a diversificação da matriz econômica e um ambiente favorável para o crescimento das empresas, com a Sala do Empreendedor e um programa de recuperação econômica que é referência, o Pacto pelo Futuro."

 

Indústria segue com índice positivo

A indústria segue como destaque na região. "A recuperação do comércio e o câmbio favorável às exportações formam um cenário bastante positivo para a indústria. Com a vacinação avançando, deve permanecer assim nos próximos meses", avalia o vice-presidente de Indústria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV), Frederico Wirth, que faz um alerta: "Temos que apenas ficar de olho da inflação, para que não corroa demais o poder de compra da população e comprometa a recuperação da economia."

4,5 mil vagas abertas no primeiro semestre em Novo Hamburgo.

A cidade é a vice-campeã gaúcha na geração de empregos em junho com 881 vagas, ficando atrás apenas da capital.

Construção civil e o saldo negativo em Parobé

Enquanto a maioria manteve saldo positivo de empregos na região no primeiro semestre, Parobé registrou 3.206 desligamentos e 2.772 admissões, com saldo de -434 vagas. O setor da construção foi o responsável pelo índice negativo com -728 vagas nos primeiros seis meses, tendo 946 demissões e apenas 218 contratações.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento, muitos profissionais que trabalhavam como empregados no setor da construção civil estão se tornando prestadores de serviço terceirizados, o que pode explicar parte da redução dos empregos formais na área. "Seguimos com uma série de investimentos, entre eles a construção do nosso primeiro Distrito Industrial, além de aumentar nossa capacidade de receber novas empresas e gerar empregos", enfatiza o prefeito, Diego Picucha.

Setor de transportes investe em Igrejinha

Dentro do setor de serviços, o transporte e logística seguem com forte atuação. Em Igrejinha, foi aberta uma nova unidade de empresa do segmento. A Rodonaves, especialista em cargas fracionadas nos modais rodoviário e aéreo, teve incentivo do Programa de Desenvolvimento Econômico de Igrejinha (Proden). A unidade vai atender também as cidades de Alto Feliz, Bom Princípio, Canela, Feliz, Gramado, Harmonia, Nova Hartz, Nova Petrópolis, Parobé, Riozinho, Rolante, São Francisco de Paula, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Taquara, Três Coroas, Tupandi e Vale Real.

"Estamos muito felizes com a nova unidade e com o apoio que estamos recebendo da prefeitura. Esperamos contribuir com a geração de empregos e desenvolvimento da cidade e região", afirma João Naves, fundador e presidente da empresa.

TAGS: emprego vagas
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual