Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo CULTURA PARA TODOS

Muros viraram obras de arte em Hamburgo Velho

A galeria a céu aberto conta com obras de 152 artistas da região, dispostas ao longo de 270 metros

Por Suélen Schaumloeffel
Publicado em: 19.11.2021 às 20:19

Em uma verdadeira força-tarefa, artistas do Vale do Sinos deram vida a maior galeria de arte a céu aberto do Brasil ao longo da tarde de sexta-feira (19), no bairro Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo.

Projeto Arte no Muro realizou a colocação das obras na sexta-feira em Hamburgo Velho
Projeto Arte no Muro realizou a colocação das obras na sexta-feira em Hamburgo Velho Foto: Suélen Schaumloeffel/GES-Especial

O muro que cerca o terreno localizado na esquina da Avenida Victor Hugo Kunz e a Rua General Osório foi transformado em uma grande tela, de 270 metros de extensão, que recebe reproduções de obras de 152 artistas visuais, no projeto denominado Arte no Muro.

"A concretização desse projeto é um sonho. Nossa expectativa era muito alta para esse momento, de ver a arte tomando conta e transformando esse espaço", pontua Ana Hauschild, artista visual e uma das idealizadoras do projeto. Nas imagens são reproduzidas obras que utilizam diversas técnicas, como fotografia, aquarela, óleo sobre tela, gravura, mosaico, grafite e até mesmo esculturas e cerâmicas.

As reproduções foram impressas em cartazes lambe-lambe, de 1,7 metro de altura por 1,2 metro de comprimento. "O formato lambe-lambe é uma maneira de ver o tempo interagir com a obra. Como são reproduções, trouxemos essa proposta, para ver como o próprio clima e o ambiente podem impactar nas obras", observa a fotógrafa e também idealizadora da intervenção, Bala Blauth.

Conforme as organizadoras, a expectativa é de que os trabalhos durem cerca de dois meses, podendo este tempo variar, conforme o impacto do clima sobre as colagens. Depois que o material for retirado, o muro será repintado. "A arte está no principal local onde deve ser vista: na rua, acessível para todos. É positivo para quem participa e para quem vê", destaca Bala.

A mostra urbana foi viabilizada pelo edital de fomento à produção artística e cultural da Prefeitura. O financiamento é do Fundo Municipal de Cultura (Funcultura), em uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Coletivo A4 Falando em Arte, com Gestão Cultural e Produção Executiva da Imago Produtora.

Contraste entre o urbano e a arte

A artista Andrea Hilgert, de Portão, que trabalha com fotografia usando projeções no corpo, é uma das participantes. Uma de suas fotos, que utiliza a própria filha como modelo, está exposta no trecho da Rua General Osório. "Ver o resultado é emocionante, ficou lindo. O contraste da arte no ambiente urbano amplia a nossa percepção dos trabalhos", conta. Ela inclusive recomenda o passeio ao longo da quadra: "A cada passo você se depara com uma imagem diferente, com um significado e beleza".

A dona de casa Luzia Almeida, viu a movimentação e foi conferir o que era. Quando viu as reproduções ficou encantada. "Poderia ser uma iniciativa adotada em toda a cidade, para embelezar os muros, quem sabe", opina.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual