Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo SAÚDE EM RISCO

Com ambulâncias estragadas, Samu de Novo Hamburgo tem atendimento prejudicado

Denúncia de funcionários da área da saúde relata que problemas mecânicos são por falta de manutenção dos veículos

Publicado em: 29.11.2021 às 08:42 Última atualização: 29.11.2021 às 12:09

Funcionários da área de Saúde de Novo Hamburgo denunciam que ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão com problemas mecânicos. Às 8 horas de hoje, eles confirmaram que não havia nenhum veículo em atendimento desde as 19 horas de domingo (28). Das seis ambulâncias em operação, quatro estão paradas por avarias elétricas e na suspensão e estavam no pátio do Hospital Municipal.

Segundo o relato dos servidores que não quiseram se identificar, o problema seria por falta de manutenção dos veículos. Conforme a denúncia, são quatro ambulâncias estragadas. O órgão tem outras duas ambulâncias pequenas que não são aptas para atendimento, pois servem somente "para transporte porque não tem maca dentro", descreve um dos denunciantes.

"Uma vergonha Novo Hamburgo ter que pedir suporte para São Leopoldo e Campo Bom!! Sendo que todas as viaturas estão estragadas devido à falta de manutenção!! Um desrespeito com o povo que precisa!!", critica outro servidor.

Às 8h25, um dos funcionários confirmou que chegou o chefe da frota para avaliar a situação dos veículos e direcionar a manutenção. Vários funcionários alertaram que a situação não é de hoje e o problema já se arrasta por alguns dias. 

"Dia terrível. Das 7:30 às 14:30 [do domingo, dia 28] apenas uma ambulância no Samu (branca cedida). Depois das 14:30 [também do domingo] chegou uma ambulância do Samu com o cabo do freio de mão soldado - acredite, e sem um farol baixo", denunciou um dos trabalhadores da saúde.

Uma ambulância de atendimento básico da Prefeitura de Novo Hamburgo estaria prestando atendimento em auxílio ao Samu.

Veja a nota de esclarecimento na íntegra

"NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Direção da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) informa que o SAMU teve restrições nas suas viaturas por avarias mecânicas, mas sem prejuízo aos atendimentos. Tão logo detectado o problema, a Regulação Médica do Estado foi informada da situação, que redirecionou os atendimentos para outras bases. Também a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros ofereceram apoio irrestrito. Ao mesmo tempo, foram tomadas as devidas providências para encaminhar os veículos para o conserto. No meio da manhã desta segunda-feira, dia 29, uma ambulância do SAMU já estava em operação, juntamente com uma ambulância branca da Prefeitura.

De acordo com a diretora-presidente da FSNH, Tânia Terezinha da Silva, os serviços de atendimento em urgência e emergência do HMNH não sofreram interrupções. “O Hospital Municipal segue os atendimentos como porta aberta via SUS, assim como se mantém normalmente nas UPAs, conforme preconizado pela Saúde”, frisa Tânia. “Por se tratarem de veículos que trafegam muito, com grande agilidade, são feitas manutenções preventivas e consertos quando houver alguma avaria, o que sempre ocorre.”

A Direção da FSNH agradece o apoio das entidades governamentais que forneceram todo o suporte neste momento e sabe da importância regional do SAMU. Além de Novo Hamburgo, o “192” realiza o transporte de pacientes de alta complexidade para Ivoti, Dois Irmãos, Estância Velha e Campo Bom. Tânia lembra que o HMNH é referência para aproximadamente meio milhão de pacientes na região."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual