Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo APÓS 20 ANOS

Faixa nobre de estacionamento terá sistema digital em Novo Hamburgo

Ainda sem data de implantação, projeto pioneiro será através de aplicativo

Por Joceline Silveira
Publicado em: 17.12.2021 às 03:00 Última atualização: 17.12.2021 às 09:18

Estacionar nas regiões centrais de Novo Hamburgo deve ficar mais prático. É o que prevê o projeto do novo sistema da Faixa Nobre, descrito como pioneiro na região. Ele será digital, controlado por aplicativo.

Sistema de cartões da Faixa Nobre está com dias contados
Sistema de cartões da Faixa Nobre está com dias contados Foto: Susi Mello/GES-Especial
O tempo de permanência na área de estacionamento pago também vai mudar: passa de duas para três horas. A tolerância sem pagamento permanece em 10 minutos e será possível comprar créditos de estacionamento por meio de app. O número de vagas pagas aumentará.

Essas são as principais mudanças que a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade quarta-feira (15) no projeto apresentado pela Prefeitura a partir de estudo da Companhia Municipal de Urbanismo (Comur). O texto retornou à Prefeitura para sanção e publicação.

Adiantado

A empresa pública do município deverá investir recursos próprios na implementação do novo modelo, que está praticamente pronto. A modernização substituirá o sistema existente há 20 anos, que está defasado, conforme a Comur.

Apesar da substituição dos tíquetes de papel pelo modelo 100% digital, ainda haverá a necessidade de fiscais e até a possibilidade de pagamento presencial em dinheiro para quem tiver dificuldade com a tecnologia.

Como vai funcionar

O cidadão baixará o aplicativo e poderá pagar o valor da zona especial por créditos ou pelo app. "O cidadão baterá foto da placa, adicionará o tempo que ficará e pode fazer o pagamento antes", explica o diretor geral da Comur, Maurício Alcides Saul. O pagamento pode ser com créditos já adquiridos, ou no momento (comprando créditos no app ou usando as modalidades disponíveis).

As modalidades de compra de créditos incluem: diretamente com os fiscais; no comércio (que deverá ter máquinas especiais para o novo sistema); e através de um número gratuito.

Parquímetros não deverão ser instalados, devido ao custo. Saul destacou a segurança do novo sistema, interligado com as forças de segurança. Os fiscais poderão identificar carros roubados e as informações serão encaminhadas diretamente à Guarda Municipal.

Haverá duas áreas com tarifas diferenciadas

O novo modelo prevê a criação de duas áreas tarifadas distintas: a Zona Azul, destinada ao perímetro central da cidade, e a Zona Verde, destinada à região periférica da área de estacionamento. Elas funcionarão de segundas a sextas, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas. A Zona Verde terá tarifa menor.

Os valores das tarifas deverão ser fixados através de decreto pelo Poder Executivo. O projeto também prevê o aumento no número de vagas de 1930 para 1978, sendo 5% destinadas a idosos e 2% a veículos de pessoas com deficiência (PCD) cadastrados.

Há outros aprimoramentos. "O cidadão foi ao banco. Botou crédito de 1 hora. Mas apenas ficou 30 minutos. Com isso, ele poderá cancelar os 30 minutos restantes", adianta a Comur.

Usuários

Debates sobre mudanças acontecem há anos. Usuários do estacionamento têm sua própria opinião. O engenheiro Marcelo Sommer, 29 anos, acredita que não deveria ter cobrança, já que a área é pública e não existe oferta de segurança extra. Por outro lado, como há a aprovação de um projeto que implantará um aplicativo, ele entende que será melhor. "Assim não precisa ficar procurando fiscal. Muitas vezes estacionei e precisei comprar o tíquete e não encontrei nenhum deles", comenta Sommer.

Entendendo as mudanças e a opção pelo novo sistema

A Comur esclareceu algumas dúvidas e deu detalhes sobre como será o funcionamento do novo sistema da Faixa Nobre. Veja abaixo:

Quando começa a valer o novo sistema?

Ainda não há prazo para a implantação da nova Faixa Nobre. O projeto já foi aprovado pela Câmara Municipal e agora será sancionado pela prefeita e publicado. A partir daí, a Comur vai implementar o sistema e capacitar os profissionais para o novo funcionamento.

Por que não haverá parquímetros?

O parquímetro nasceu em uma era analógica, como um dispensador de papel na falta da presença humana. Atualmente, a presença humana pode ser mais racionalmente substituída pelo meio digital, pois é: mais barato (ao usuário e ao Poder Público), mais eficiente (não exige retorno ao veículo com tíquete), mais rápido (por app ou mesmo em casa) e mais ambientalmente sustentável (não produz papel e resíduos.

E quem vem de outros municípios?

Motoristas de outros municípios poderão ter o aplicativo em seus telefones ou em qualquer computador. Outra opção será a compra diretamente com os fiscais ou no comércio.

E quem não tem acesso à Internet?

Assim como os motoristas de outras cidades, poderá adquirir crédito nas lojas credenciadas ou com os fiscais.

E se passar do tempo máximo de 3 horas?

Após serem registrados pelos fiscais, será acionada a Guarda Municipal, responsável pela aplicação das multas, já que estacionar além do período máximo de 3 horas é uma infração de trânsito sujeita a multa, remoção do veículo e pontos na CNH.

É possível cadastrar mais de um veículo?

Sim, no aplicativo pode-se cadastrar quantos veículos quiser.

* Colaborou: Susi Mello

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual