Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo SEGURANÇA

Moradores e empresários de Lomba Grande instalam câmeras de monitoramento no bairro

Articulação iniciou em novembro e abrange quatro pontos

Por Suélen Schaumloeffel
Publicado em: 21.12.2021 às 05:00 Última atualização: 21.12.2021 às 09:03

Pensando e planejando o futuro do bairro rural de Novo Hamburgo, moradores e empresários de Lomba Grande, em menos de um mês de articulações, dão os primeiros passos na direção do desenvolvimento da segurança na localidade, que sozinha representa dois terços do território do Município. Em breve, quatro pontos de monitoramento estarão operando em locais estratégicos do bairro: tudo financiado pela iniciativa da comunidade. Hoje serão entregues os dois primeiros, já em funcionamento.

Ponto na entrada do bairro foi ativado na tarde de ontem
Ponto na entrada do bairro foi ativado na tarde de ontem Foto: Divulgação

Mobilização

Ainda no início de novembro, um grupo composto pela Associação de Moradores de Lomba Grande (Amolomba), moradores e empresários, iniciou uma mobilização junto do poder público para discutir a viabilidade de um projeto de monitoramento e cercamento eletrônico do bairro. O encontro teve participação do secretário de Segurança de Novo Hamburgo, Roberto Jungthon. No encontro ele apontou que a localidade deverá ser contemplada na próxima fase do cercamento, que deve ter edital lançado somente ao longo de 2022.

"É algo a longo prazo, por isso conversamos e buscamos alguma ação que poderíamos desenvolver mais rapidamente e nossos parceiros abraçaram a ideia", explica Rogério Schonardie, membro do conselho deliberativo da Amolomba.

A partir da primeira reunião, outros encontros ocorreram, que fizeram surgir o monitoramento comunitário de Lomba Grande. Foram arrecadadas doações que somaram cerca de R$ 14 mil, que resultaram na instalação de quatro pontos de vigilância, que têm as imagens disponibilizadas de forma on-line para Brigada Militar, Guarda Municipal e Polícia Civil.

"Os locais de instalação foram estudados em parceria com as forças de segurança, para otimizar o serviço e atender os locais com maior movimentação e sensibilidade", justifica Schonardie.

Integração

O sistema adquirido pela comunidade hoje não integra o cerco adotado no restante da cidade, mas nada impede que, no futuro, seja adaptado ao que for colocado no local. "É um projeto-piloto, que estará em constante evolução. De qualquer forma, todas as imagens são compartilhadas e podem ser acessadas pelas equipes de segurança", pontua o representante da associação.

O equipamento e seu desempenho será avaliado após um período de funcionamento. "Com isso saberemos se planejaremos a expansão do sistema ou investiremos na otimização."

Prefeitura vai reativar ponto no Centrinho

A curto prazo, o bairro também deve receber investimento do Município. Uma licitação para aquisição de câmeras para recompor o sistema - troca de equipamentos estragados, por exemplo -, já está concluída. Neste processo está incluída a compra de equipamento para reativação de ponto de vigilância no Centrinho da Lomba Grande. Conforme o secretário, o equipamento será instalado na esquina da Rua João Aloysio Algayer com a Avenida Brasília. A expectativa é que o ponto seja ativado até o fim deste ano.

Os pontos com monitoramento

No mapa, veja os locais que recebem o reforço de segurança viabilizados pela comunidade:

Câmeras Lomba Grande

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual