Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo ESPERA

Casarão dos Friedrich deve receber proteção em 30 dias

Em nova reunião com o Ministério Público, Prefeitura apontou o prazo

Por João Linden
Publicado em: 20.01.2022 às 06:00 Última atualização: 20.01.2022 às 08:20

Os temporais, ventos fortes e até granizo previstos para os próximos dias pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) poderão ser os últimos a danificar diretamente o Casarão dos Friedrich, em Novo Hamburgo. O histórico imóvel hamburguense está com parte do seu andar superior exposto desde o dia 2 de fevereiro do ano passado, quando um incêndio danificou parte da estrutura da residência, principalmente o telhado.

Imóvel histórico passará por nova vistoria por parte do MP no fim de março
Imóvel histórico passará por nova vistoria por parte do MP no fim de março Foto: Diego da Rosa/GES

A preocupante situação, contudo, deve ser revertida dentro de 30 dias. Esse foi o prazo que a Prefeitura deu ao Ministério Público em reunião virtual realizada na terça-feira (18). O encontro confirmou o que havia sido informado na última semana, que a obra já está autorizada e dá prazo de um mês. "O Município informou que já expediu a ordem de início das obras de realização da cobertura provisória e que o prazo é de 30 dias", afirmou o promotor Sandro Ferreira, por meio de sua assessoria de imprensa.

Tombamento

Paralelamente à instalação dessa proteção feita em lona - ela deve ter 220 metros quadrados de área -, a Prefeitura trabalha no tombamento definitivo do casarão. Em maio do ano passado o Município já tombou provisoriamente o imóvel, que é particular. Esse movimento já dava autonomia para o poder público atuar na propriedade.

"A Prefeitura me passou que agora está analisando com os proprietários o perímetro a ser atingido pelo tombamento definitivo", resumiu o promotor. A próxima vistoria do Ministério Público a ser realizada em relação ao andamento da intervenção no imóvel está marcada para o dia 23 de março.

Questionada pela reportagem sobre o andamento do serviço, a Prefeitura informou através de nota que "já realizou a contratação da empresa que executará o serviço para a cobertura provisória do telhado da Casa Friedrich. A cobertura provisória, em lona, mede aproximadamente 220 metros quadrados e a empresa contratada, por sua vez, aguarda o recebimento de material, feito sob encomenda. A previsão é de que o serviço tenha início nas próximas semanas".

História e cultura

Localizado na Estada Germano Friedrich, no bairro Guarani, o Casarão dos Friedrich é um dos imóveis mais antigos de Novo Hamburgo ainda de pé. A necessidade de intervenção pública no prédio se dá exatamente pela sua relevância cultural e histórica para toda a região. O peso de todo esse contexto fez, por exemplo, com que o Ministério Público vistoriasse o prédio, apenas três dias após o incêndio.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.