Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo RECEITA COM PLANTAS

Biólogo dá dicas para usar a natureza no combate ao mosquito da dengue

Profissional da Prefeitura de Novo Hamburgo diz que é possível recorrer a soluções baratas e de baixo impacto para afastar o inseto

Por Débora Ertel
Publicado em: 22.03.2022 às 08:00 Última atualização: 22.03.2022 às 10:50

Para ajudar no controle dos mosquitos - especialmente o Aedes aegypti, que fez saltar os casos de dengue na região -, o biólogo Carlos Normann, que atua na Prefeitura de Novo Hamburgo, destaca que é possível recorrer a soluções baratas e de baixo impacto.

Crianças e gestantes precisam usar repelentes mais seguros a elas
Há plantas que afastam os insetos, como arruda, jasmim, lavanda, hortelã, alecrim, citronela, poejo, capim-limão e erva-cidreira. “A citronela é um dos repelentes naturais mais famosos. Mesmo quando está no jardim, ela ajuda a manter moscas, mosquitos e formigas distantes”, diz.

Citronela é muito usada na produção de repelentes
Citronela é muito usada na produção de repelentes Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Bom
O ideal é que seja plantada no caminho do vento, para espalhar o cheiro e aumentar a eficácia. O chá de citronela pode ser passado no corpo, mas nunca ingerido, e pode ser usado também para limpar chão e janelas. “O cheiro é agradável aos humanos e odiado pelos insetos”, salienta.

Além disso, ainda tem a lavanda, o manjericão, o alecrim e os crisântemos que afastam os insetos. “Um chá de manjericão, por exemplo, de folhas, pode ser feito, usando 120 ml de água, coando e acrescentando 120 ml de vodka. Essa solução pode ser borrifada sobre as plantas”, ensina.

Óleo de eucalipto, entre outros óleos essenciais, também repelem os mosquitos. Outra alternativa, segundo o biólogo, é o cravo, que pode ser colocado em limões, em aparelhos elétricos para difundir repelentes ou na forma de um repelente líquido caseiro. O repelente caseiro é uma receita barata e simples. “O eugenol, presente no cravo, é capaz de afastar mosquitos, além de moscas e formigas”, lembra.

Receita repelente natural

Modo de fazer

Quebre um pouco o cravo da Índia, em seguida coloque no álcool que deverá estar em um vidro escuro e agite. Deixe a mistura maturar por 15 dias em um local escuro e arejado, mexa no mínimo uma vez ao dia. Após esse período, coe e coloque em um vidro a tintura e o óleo. O repelente fica ativo por até três horas. É possível pulverizar o repelente caseiro em toda a região do corpo exposta ao mosquito, como braços, rosto e pernas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.