Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo

Macela está com "mercado aquecido" nas ruas

Colheita começou no fim de março e nesta semana surgiram pontos de comercialização pela região

Por Débora Ertel
Publicado em: 15.04.2022 às 03:00

Quando se aproxima a festa da Páscoa, a natureza avisa que chegou a época de colher macela. É época de fé, saúde e tradição, como explica a agricultora Aneti Inês Pereira, 58 anos. É justamente neste período do ano que a planta amadurece e fica pronta para o consumo do chá.

"Neste ano a colheita surpreendeu, foi melhor que no ano passado", conta Aneti. A agricultora, que planta hortifrutigranjeiros em Novo Hamburgo explica que colheita começou no final de março e as plantas foram secas em uma estufa. Parte foi embalada e outra deixada em pequenos feixes, comercializados a 5 reais a unidade.

Aneti conta que a procura pelo chá é grande nesta época. Nesta sexta-feira Aneti estará com seus produtos na feira da Praça Centenário, no bairro Canudos, junto à Feira do Peixe. "O pessoal gosta porque é bom para o intestino", comenta.

Erva medicinal

Aliás, a macela é uma erva medicinal com propriedades antioxidante, analgésica, anti-inflamatória e antibacteriana. Por conta da religiosidade que envolve a planta, que costuma ser colhida no alvorecer da Sexta-feira Santa, aliada as suas propriedades medicinais, a macela tem um valor a mais no Estado. Foi instituída, em 2002, como a planta medicinal símbolo do Rio Grande do Sul.

Comercialização

Quem também comercializa a macela awui na região são os indígenas. José Cipriano, 49, conta que, dos 162 feixes que colocou à venda na manhã da quinta-feira (14), mais da metade já havia sido vendida por volta das 14 horas, ao valor de 10 reais cada um.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.