Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo AGENDE-SE

Quadra da Cruzeirinho recebe o Cinemóvel nesta quinta-feira

Será exibido o documentário Movimentos, do cineasta hamburguense Leonardo Peixoto, que além de contar sobre a história do Município, lembra o ex-presidente da Sociedade Cruzeiro do Sul, Ademir Leopoldo da Silva, o Sabonete

Por Redação
Publicado em: 19.04.2022 às 19:12 Última atualização: 20.04.2022 às 09:32

O soar dos tambores e a batida marcante dos tamborins vão dar lugar a uma sessão de cinema na quadra da Sociedade Cruzeiro do Sul, que neste ano completa 100 anos de fundação. Na quinta-feira (21), o Cinemóvel estará na sede da escola de samba, às 19h30.

Para essa sessão, o filme será o documentário Movimentos, do cineasta hamburguense Leonardo Peixoto, que trata sobre a história de Novo Hamburgo. O ex-presidente Ademir Leopoldo da Silva, o Sabonete, falecido em 24 de março deste ano, é um dos personagens do filme, onde relata a história da Cruzeirinho, que fica na Rua Osvaldo Cruz, 96.

O ex-presidente Ademir Leopoldo da Silva, o Sabonete, faleceu em 24 de março deste ano
O ex-presidente Ademir Leopoldo da Silva, o Sabonete, faleceu em 24 de março deste ano Foto: Arquivo pessoal
A Cruzeirinho é parte singular na história sociocultural de Novo Hamburgo, sendo o primeiro clube social negro da cidade. "Para nós é muito significativa essa exibição do filme na quadra da Cruzeiro, no ano do nosso centenário, porque a sociedade surgiu antes da emancipação, e seguiu evoluindo junto com Novo Hamburgo. E principalmente, nossa história sendo contada através do nosso ex-presidente Ademir, o Sabonete, que infelizmente nos deixou recentemente, mas que muito contribuiu para nossa comunidade cruzeirense e pela cultura na cidade", afirma José Odilto Anselmo, presidente da entidade.

Para o secretário municipal de Cultura, Ralfe Cardoso, vai ser um marco essa exibição do filme dentro de um dos locais mais importantes para o cenário histórico e cultural da cidade. "O Cinemóvel, dentro da quadra da Cruzeiro é um dos melhores exemplos dessa democratização do acesso e fortalecimento da identidade que o equipamento viabiliza. É a comunidade assistindo sua própria história dentro da própria casa", destaca Cardoso.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.