Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo Saúde

Prefeitura e Liga debatem mudanças na oncologia

Hamburguenses passarão a fazer tratamento em Taquara em breve

Por João Linden
Publicado em: 21.04.2022 às 03:00

A transferência dos serviços oncológicos do Hospital Regina, em Novo Hamburgo, para o Hospital Bom Jesus, em Taquara, segue repercutindo na comunidade. Ontem, a Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC) se reuniu com a prefeita Fatima Daudt para tratar do assunto.

Prefeita recebeu representantes da Liga de Combate ao Câncer em seu gabinete ontem
Prefeita recebeu representantes da Liga de Combate ao Câncer em seu gabinete ontem Foto: João Linden/GES-Especial

"Não queríamos essa mudança que nos foi imposta. O (hospital) Regina sinalizou no início de janeiro que não tinha intenção de seguir com os atendimentos. O Estado e o Ministério da Saúde acabaram optando por Taquara", explicou a prefeita.

"São eles (União e Estado) que têm a responsabilidade de custear os serviços de saúde de alta complexidade. Se nós da Prefeitura pagássemos por ele, nos faltariam recursos para os atendimentos mais básicos, que são nossa responsabilidade", justificou.

Fatima ainda aventou a possibilidade de trazer novamente os tratamentos oncológicos de volta para Novo Hamburgo, mas desta vez para o Hospital Municipal.

"Seria interessante fazer um estudo sobre essa possibilidade no futuro", acrescentou a prefeita.

Sequência

A LFCC, por sua vez, fez questão de ressaltar que continuará assistindo os pacientes hamburguenses em tratamento.

"Independente da cidade em que seja o tratamento. Nós seguiremos apoiando a todos como sempre fizemos", disse a presidente da entidade, Regina Dau.

Sobre a mudança para outra cidade, ela avaliou que como a decisão já está sacramentada, o objetivo é trabalhar em conjunto para amenizar as dificuldades dos pacientes.

Quem também se posicionou sobre esse assunto, mas em entrevista à Rádio ABC 103.3, foi o governador Ranolfo Vieira Júnior.

"Vou sair de Novo Hamburgo com olhar específico nisso e hoje (ontem) à tarde quero ver com a secretária (estadual da Saúde) Arita qual a outra saída que nós poderíamos apresentar para esta questão", disse Ranolfo aos microfones.

Procurada no final da tarde, a Secretaria Estadual da Saúde se manifestou por meio de sua assessoria. A pasta não deu detalhes do encontro entre o governador e a secretária. Apenas reforçou que os pacientes hamburguenses terão de se tratar em Taquara.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.