Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo MEIO AMBIENTE

Prefeitura de Novo Hamburgo recolhe 100 toneladas de entulho na margem da RS-239

Ponto próximo ao viaduto do bairro São Jorge é um dos 49 mapeados pela prefeitura com problema de descarte irregular

Por Matheus Chaparini
Publicado em: 11.05.2022 às 17:27 Última atualização: 11.05.2022 às 21:50

Com duas retroescavadeiras e seis caminhões, as equipes da Secretaria Municipal de Obras recolheram o entulho descartado de forma irregular na margem da RS-239. A estimativa é de que tenham sido recolhidos cerca de 100 toneladas em um trecho de 800 metros.

Prefeitura recolhe 100 toneladas de entulho na margem da RS-239
Prefeitura recolhe 100 toneladas de entulho na margem da RS-239 Foto: Zé Renato Oliveira/PMNH
O trabalho começou na manhã de quarta-feira (11) e deve ser finalizado na manhã desta quinta-feira (10). Foram recolhidos restos de móveis, pneus velhos, lixo e resíduos diversos.

“Neste local, tem uma vala de drenagem, então tem terra e vegetação que acabam se misturando ao entulho. Quando fazemos a raspagem com a retroescavadeira, esse material acaba vindo junto”, afirma a secretária de Obras, Greyce da Luz.

A secretaria tem mapeados 49 locais que são usados com frequência para o descarte irregular de lixo e entulho por parte de moradores. Entre esses, o ponto da RS-239 é considerado um dos piores. “De tempos em tempos, a gente precisa voltar lá. Já fizemos outras limpezas, mas o pessoal volta a deixar lixo lá”, diz a secretária.

O material recolhido é levado para uma central de resíduos privada, contratada por meio de licitação, e o Município paga por este serviço.

Conscientização

A secretária afirma que a fiscalização em relação a estes despejos tem sido intensificada pela Secretaria do Meio Ambiente. São realizadas também ações de conscientização e educação da população. Ainda assim, Greyce avalia que é preciso o apoio da comunidade para resolver este problema.

“Precisamos de conscientização e da parceria da comunidade. Que não descartem resíduo irregularmente e que façam denúncia, que se incomodem. Não permita que se faça esse descarte próxima da sua casa, denuncie à prefeitura para que possamos estancar.”

Ecopontos

Novo Hamburgo conta com dois Ecopontos, locais para destinação adequada de resíduos que não são recolhidos pelos caminhões que fazem a coleta do lixo residencial. Os locais ficam na Rua Estocolmo, 809, bairro Canudos, e na Avenida Montevideo, 520, no Santo Afonso. Os ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O do Santo Afonso abre também aos sábados, das 8h às 11h30.

Nestes locais, é possível descartar resto de poda, de móveis, eletrodomésticos e resíduos de pequenas construções. O limite é de um metro cúbico.

O serviço é voltado aos moradores. Empresas de jardinagem, obras e outros devem descartar seus resíduos por conta própria, junto a empresas especializadas.

Como denunciar

Em caso de flagrante, a população pode denunciar pelo telefone 3097-1990, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A denúncia também pode ser feita ao plantão da fiscalização ambiental, no telefone 99645-7266, nas sextas-feiras das 19h às 23h, nos sábados das 12h às 23h, e nos domingos das 12h às 21h. Demais casos de entulhos em lugares irregulares, os moradores podem abrir um protocolo de solicitação da retirada pelo telefone 3097-9400 e o 3097-9401.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.