Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo IMUNIZAÇÃO

Crianças de 3 e 4 anos começam a ser vacinadas contra a Covid em Novo Hamburgo

Imunização é feita exclusivamente na Casa da Vacina. Podem se vacinar crianças da faixa etária que tenham alguma comorbidade

Por Redação
Publicado em: 26.07.2022 às 12:19 Última atualização: 26.07.2022 às 12:55

As crianças imunocomprometidas de 3 e 4 anos começaram a ser vacinadas contra a Covid-19 nesta terça-feira (26) em Novo Hamburgo. A vacinação ocorre exclusivamente na Casa de Vacina, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Crianças de três e quatro anos começam a ser vacinadas contra a Covid em Novo Hamburgo
Crianças de três e quatro anos começam a ser vacinadas contra a Covid em Novo Hamburgo Foto: Arquivo
A Secretaria Municipal de Saúde destaca que não há necessidade de agendamento e que as aplicações são feitas por ordem de chegada. Para receber o imunizante, é preciso que um responsável legal leve a criança ao local. Os documentos necessários são: carteira de identidade ou certidão de nascimento da criança, cartão SUS de Novo Hamburgo ou comprovante de residência em nome dos pais ou responsáveis e laudo médico atestando a doença. (Veja a lista abaixo).

A data de início da imunização das demais crianças dessa faixa etária ainda não foi definida pelo Município, que aguarda a chegada de novas doses, a serem enviadas pelo governo do Estado. 

Lista de comorbidades contempladas:

  • Imunodeficiência primária grave;
  • Quimioterapia para câncer;
  • Transplantados de órgão sólido ou célula tronco hematopoiéticas (TCTH);
  • Uso de drogas imunossupressoras;
  • Pessoas vivendo com HIV/Aids;
  • Uso de corticoides em doses maiores de 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente por mais de 14 dias;
  • Uso de drogas modificadoras de resposta imune;
  • Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
  • Pacientes em hemodiálise;
  • Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
Municípios da região

Na região, a aplicação da vacina em crianças de três e quatro anos já havia começado em Parobé e Sapiranga na última semana. 

Em Parobé, a vacinação inicialmente vai acontecer na UBS Integração, no bairro Alexandria

Em Sapiranga, a imunização ocorre de segunda à sexta-feira, das 7 às 13 horas na Unidade Básica de Saúde Vila Irma; das 7 às 18 horas nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) João Goulart, Morada São Luiz, Bairro Oeste e Vila São Paulo; e das 7 às 19 horas nas UBSs Amaral Ribeiro, Centenário, São Luiz e Centro.

Em Ivoti, a vacinação do grupo ocorre das 8 às 13 horas, na sala de vacinas da UBS Central, de segunda a sexta-feira.

Já em Campo Bom, as aplicações - iniciadas com doses de CoronaVac disponíveis no estoque do município - podem ser feitas em todas as unidades de saúde, com exceção da Estratégia Saúde da Família (ESF) Rio Branco. O município campo-bonense informa que espera que o Estado envie mais doses ainda nesta semana.

Em Taquara, a imunização neste primeiro momento será destinada para as crianças a partir dos 4 anos. As aplicações ocorrerão nas UBSs Empresa, Santa Teresinha, Mundo Novo e Piazito. "Tão logo o Estado enviar mais doses da vacina, iremos disponibilizar para a faixa etária de 3 anos", explica a diretora de Saúde de Taquara, Simone Amaral.

Outros municípios se preparam para iniciar a imunização 

Em Morro Reuter, a Secretaria da Saúde está fazendo ajustes para que seja possível começar a vacinar as crianças a partir de quinta-feira (28).

São Sebastião do Caí informou que deverá iniciar a imunização desse grupo assim que forem encaminhadas as orientações técnicas da Secretaria Estadual da Saúde (SES), o deve ocorrer nos próximos dias. De acordo com a Secretaria da Saúde da cidade, há vacinas suficientes para aplicar a 1ª e 2ª dose em aproximadamente 200 crianças.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual