Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo CUIDADO COM A MENTE

Exercício de respiração é aliado da aprendizagem em escola de Novo Hamburgo

Projeto Escutando a Escola da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Harry Roth valoriza bem-estar cultural, emocional e social

Por Redação
Publicado em: 10.08.2022 às 07:00 Última atualização: 10.08.2022 às 15:40

O estado de atenção plena, ou mindfulness, tem sido uma das estratégias desenvolvidas pela equipe diretiva da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Harry Roth no acolhimento dos estudantes. Localizada no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, a Emeb tem investido tempo e estudo sobre exercícios de respiração que contribuam para a concentração, a aprendizagem e o relacionamento entre os estudantes.

Antes da aula, estudantes fazem exercícios de respiração que auxiliam na concentração
Antes da aula, estudantes fazem exercícios de respiração que auxiliam na concentração Foto: Bruna Provenzano/PMNH

Incluído no plano de gestão, o projeto Escutando a Escola está impactando positivamente a comunidade escolar e transformando o clima entre os cerca de 450 estudantes matriculados na instituição. “No retorno da pandemia, percebemos nos estudantes e docentes angústias, ansiedades e medo aflorados. A carga emocional refletia nas relações e por isso, encontramos na atenção plena uma alternativa para lidar com as emoções”, explica a diretora da escola, Taís Rosa da Silva.

Inspira…

Antes de começar as aulas nos turnos da manhã e da tarde, crianças, professores e funcionários são convidados a se concentrarem na própria respiração. A atividade que lembra exercícios de meditação leva menos de 5 minutos, mas é capaz de contagiar o clima ao longo do dia. Como a proposta é envolver toda a escola ao mesmo tempo, a equipe diretiva é responsável por anunciar no sistema de autofalantes o momento de respiração. Equipamento, aliás, que foi adquirido como forma de potencializar o projeto.

…expira…

Para auxiliar no exercício, a escola inteira também ouve uma música relaxante, com sons instrumentais e da natureza. Cada turma, dependendo da faixa etária e dos projetos, faz o seu exercício de respiração, que pode incluir palavras afirmativas ou movimentos com o corpo.

A temática também é estudada em profundidade pelos docentes da escola, que costumam compartilhar durante os encontros de planejamento coletivo o que estudam em revistas, artigos e livros. O objetivo é fortalecer o bem-estar dos estudantes e, desta forma, contribuir para o processo de aprendizagem.

… não pira!

Ao mudar o ambiente da escola, o projeto também está contribuindo para o desenvolvimento individual das crianças. Aos 6 anos recém completos, o estudante Enzo Miguel Fernandes já compreende os benefícios obtidos com os exercícios de respiração antes da aula. “A gente faz a meditação para ficar calmo e tranquilo. Tem que fechar os olhos e respirar pelo nariz e soltar o ar pela boca”, explica o pequeno.

O pequeno Enzo já entendeu os benefícios da meditação
O pequeno Enzo já entendeu os benefícios da meditação Foto: Bruna Provenzano/PMNH

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual