Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo PARA CONFERIR NO FINDE

Novo Hamburgo recebe centenas de carros antigos na Expoclassic

Relíquias estarão expostas nos pavilhões da Fenac a partir desta sexta-feira. Evento segue até domingo

Por Matheus Chaparini
Publicado em: 19.08.2022 às 07:00 Última atualização: 19.08.2022 às 09:19

Eles são de diversas marcas e modelos, mas em comum, têm décadas de história. De diversas cidades, Estados e até de países vizinhos, centenas de carros antigos estarão expostos nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, nos próximos dias. A Expoclassic 2022 inicia nesta sexta-feira (19) e vai até domingo.São esperados cerca de 900 veículos e mais de 18 mil visitantes. O evento é organizado pelo Veteran Car Club Novo Hamburgo. Haverá carros, caminhões, ônibus, motocicletas e até bicicletas.

Expoclassic 2022
Expoclassic 2022 Foto: Adair Santtos/GES-Especial

Nesta sexta (19), às 14 horas, o evento abre oficialmente aos visitantes. No sábado (20), o horário de funcionamento será das 9 às 21 horas. No domingo (21), os portões estarão abertos das 9 às 18 horas. No último dia de exposição, a principal atração musical será a banda The Travellers, que fará o show de encerramento a partir das 16 horas. No domingo ocorre também a premiação.

"O charme do evento é a premiação. Os carros são avaliados por década e categoria e, dentro deste contexto, recebe um prêmio", explica o secretário do Veteran, Evandro Scholes.

De Santa Catarina, vem cerca de 15 veículos rodando. De São Paulo, são três Volkswagen SP2, veículo que completa 50 anos em 2022 e que receberá uma atenção especial durante o evento. E há ainda um grupo de uruguaios que vem em três carros. Mas a maioria dos carros é do Vale do Sinos e regiões próximas. Estes representam 70% dos veículos da Expoclassic.

Sonho da juventude

Zacarias João Balbi e seu Miura
Zacarias João Balbi e seu Miura Foto: Matheus Chaparini / GES-Especial
O Miura era um sonho da juventude de Zacarias João Balbi, 67, aposentado e morador de Porto Alegre. “Todo mundo que tem Miura, a história é sempre a mesma. A gente passava em frente à fábrica e babávamos, porque era um carro que custava o preço de três carros populares da época", recorda.

O veículo, produzido no Rio Grande do Sul, de 1976 até 1992, era enviado para o centro do país e para o exterior. Um esportivo para poucos. Artistas famosos, jogadores de futebol e celebridades em geral eram o público mais comum de se ver a bordo do veículo. Era muito dinheiro para os padrões do jovem Zacarias.

Vinte anos atrás, ele decidiu comprar um trailer para os passeios com a família. Só que no meio do caminho, havia um Miura. "Esqueci o trailer e negociei o Miura", conta. Zacarias voltou para casa sem o  trailer da família. No lugar, um veículo esportivo feito para andar em dois, mas um sonho realizado.

Com seu Miura 1979 esportivo vermelho, Zacarias já foi a incontáveis encontros de carros antigos nos três estados do Sul, em São Paulo e no Uruguai. "Sempre rodando. A gente não embarca carro, porque não tem graça." Hoje, o colecionador tem dois Miuras - outro é um modelo Saga - entre seus seis veículos antigos.

Primeira vez

Foi por um jogo de rodas aro 17 que o empresário hamburguense Sérgio Eduardo Wecker, 38 anos, trocou o que era um Fiat 147 L, modelo 1979, cheio de problemas e parcialmente desmontado na garagem de um amigo. Colocou a velharia em um guincho e levou para casa.

Wecker expõe pela primeira vez seu Fiat restaurado
Wecker expõe pela primeira vez seu Fiat restaurado Foto: Matheus Chaparini/GES-Especial
Dez anos depois, o Fiat está totalmente restaurado, com cara de carro zero. Ficou tão satisfeito com o resultado que decidiu participar pela primeira vez como expositor em um evento.

"Eu já tinha vindo na feira, mas só para visitar. Quando eu ando com ele na rua, o pessoal olha, buzina, comenta. Então, se encontrar em um ambiente como este é uma energia diferente", afirma.

Desde que tomou gosto pelos antigos, Wecker já teve Chevette, Fusca e Marajó. Mas nenhum restaurado como o Fiat. Na garagem, ele guarda o próximo projeto, uma Brasília 1974.

Programação

Sexta-feira

14 horas: abertura dos portões para visitação do público

21 horas: fechamento dos portões

Sábado

9 horas: abertura da secretaria, recepção dos veículos e visitação do público

14 horas: show

14h30: abertura oficial da Expoclassic 2022

16 horas: show

21 horas: fechamento dos portões

Domingo

9 horas: abertura da secretaria, recepção dos veículos e visitação do público

14 horas: premiação dos veículos

16 horas: show especial com a banda The Travellers

18 horas: encerramento

Os ingressos custam 20 reais

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual