Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo INVESTIGAÇÃO

Disparo de pistola atinge filho de policial militar em Novo Hamburgo

Suspeita é que menina de 4 anos tenha atirado com a arma TS9 que pertence ao pai dentro da casa da família

Por Redação
Publicado em: 13.09.2022 às 13:39 Última atualização: 14.09.2022 às 07:37

Foi registrado, na Polícia Civil de Novo Hamburgo, o caso de um adolescente de 13 anos ferido por disparo de arma de fogo que teria sido feito pela irmã de 4 anos. A arma que foi usada é uma pistola TS9 que pertence ao pai, um policial militar. Tudo aconteceu na casa da família, no bairro Rio Branco, no sábado (10).

Responsável pela investigação, o delegado titular da 1ª Delegacia de Polícia (DP) de Novo Hamburgo, Tarcísio Lobato Kaltbach, considera o caso um acidente e afirma que as testemunhas ainda serão ouvidas.

As apurações iniciais da Polícia são de que a pistola estava guardada dentro de um roupeiro, embaixo de roupas. As circunstâncias em que a arma foi retirada do local até o disparo contra o adolescente estão sob investigação. A bala atingiu a axila do jovem e teria saído pelo peito dele. O adolescente passou por atendimento hospitalar no dia 10 e recebeu alta no dia seguinte.

A Polícia Civil instaurou, em um primeiro momento, um Termo Circunstanciado por omissão de cautela na guarda da arma de fogo. Segundo o delegado, trata-se de "um delito de menor potencial ofensivo". Perguntado sobre a instauração de inquérito sobre o caso, Kaltbach destaca que, após as oitivas, verá "se há mais crimes".

"No que se refere ao ocorrido, informo que foi instaurado um Inquérito Policial Militar por este Comando Regional de Polícia Ostensiva para apurar as circunstâncias do episódio, tendo sido nomeado um Capitão para realizar os procedimentos de polícia judiciária", disse o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio do Sinos, João Ailton  Iaruchewski. 

O nome dos envolvidos não é divulgado, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Casos envolvendo armas

Em Novo Hamburgo, ao menos dois casos de crianças envolvendo crianças e armas de fogo foram registrados nos últimos 15 dias. 

Em 29 de agosto, a pistola carregada de um policial foi achada por uma professora de escola municipal na mochila de um bebê. O *policial civil é pai da criança. A situação aconteceu em Lomba Grande.

Na terça-feira passada, dia 9, um menino de 5 anos foi atingido por um tiro de arma do fogo no tórax. O caso aconteceu no Loteamento Kephas. Segundo a investigação, o disparo foi feito pelo pai.  

A informação foi corrigida. O caso do dia 29 de agosto envolve policial civil.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual